O IBGE abriu Processo Seletivo Simplificado para vagas de nível médio para trabalho temporário no Censo Agropecuário 2016. No momento a necessidade é para Agentes Censitários Regionais para várias cidades, entre elas no Sudoeste estão Chopinzinho, Dois Vizinhos e Realeza.

As principais atribuições do ACR são planejar, organizar, gerenciar, acompanhar e realizar as tarefas necessárias à execução da operação censitária e coleta de dados do Censo Agropecuário 2016, em toda sua área de atuação e abrangência e responder por questões técnicas, administrativas e operacionais. O salário mensal é de R$ 3.000,00. As inscrições vão até o dia 22 de fevereiro de 2016 e são realizadas pela internet, através do site a Fundação Cesgranrio.

O Censo Agropecuário terá por objetivo retratar a realidade do Brasil Agrário, considerando-se suas inter-relações com atores, cenários, modos e instrumentos de ação. Serão captados e identificados, entre outras informações, a dinâmica dos meios produtivos e do uso da terra, a variabilidade nas relações de trabalho e ocupação, o grau de especialização e tecnificação de mão-de-obra, e o crescente interesse quanto aos reflexos sobre o patrimônio ambiental, e todas as alterações ocorridas.

A previsão é que os trabalhos com o Censo Agropecuário comecem em junho deste ano e encerrem no quarto trimestre de 2016.