Na última terça feira, dia 23, o pároco da Paróquia São Francisco de Assis, frei José Idair, foi convidado a participar da reunião da câmara de vereadores de Chopinzinho.

Na ocasião, o pároco disse que abordou alguns assuntos importantes durante o uso da palavra. “Primeiramente quero falar de gratidão, pois em 2014 foi aprovado pelos nobres vereadores, um projeto de lei que autorizava o executivo municipal a ceder um carro para a pastoral da criança do município. A pastoral da criança cumpriu seu papel na sociedade, onde nós tínhamos mais de 500 crianças assistidas e todo o trabalho da igreja tem a função de despertar aquilo que quem deveria fazer, muitas vezes ainda não faz. Aquele trabalho de pesagem mensal e acompanhamento do crescimento das crianças que a pastoral fazia, hoje nós temos os postos de saúde que fazem. Tinha outro trabalho que era feito de visitas às famílias através das agentes da pastoral, hoje é realizado pelas agentes de saúde. Isso significa que a pastoral da criança com essas atividades, despertou a sociedade para aquilo que ela deveria fazer. Diante disso, quero agradecer aos vereadores que prontamente atenderam nosso pedido quando foram solicitados. Quero informar aos vereadores, que nós através de ofício encaminhado ao presidente da câmara e ao prefeito municipal informamos a devolução do carro que havia sido cedido para a pastoral. A devolução se deve por dois motivos: a pastoral da criança hoje está diminuída, tendo em vista o sucesso do trabalho realizado no decorrer dos anos, e o compromisso assumido por quem de fato deve desempenhar essas funções que são os poderes públicos municipal, estadual e federal. Outro motivo é a estabilidade financeira da Paróquia São Francisco de Assis, o que nos possibilitou adquirir um veículo novo para a paróquia e diante disso achamos por bem fazer a devolução desse carro para o município”, destacou o pároco.

O frei lembrou que essa parceria do município com a pastoral, não se restringe apenas no repasse de veículos. “No período de 1998 até 2006, tivemos uma parceria com a cessão de duas funcionárias do município em tempos diferentes, as quais desempenharam atividades na pastoral da criança, onde também só temos que agradecer”, disse Frei José Idair.

O pároco também falou aos vereadores sobre a campanha da fraternidade 2016. “Em 2016 a campanha da fraternidade tem a ver com o meio ambiente novamente com o tema: Casa comum, nossa responsabilidade, onde a igreja quer chamar a atenção principalmente em relação ao saneamento básico, e dentro da perspectiva de que o planeta é a nossa casa comum e precisa do cuidado e da responsabilidade de todos nós. Trata-se de uma campanha da fraternidade ecumênica, e tem por objetivo assegurar o saneamento básico a todas as pessoas e empenharmos a luz da fé por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da nossa casa comum. Quando falamos em saneamento básico, entenda-se abastecimento de água potável, esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e destino correto de todo tipo de lixo produzido, drenagem e manejo de águas pluviais e urbanas e por fim, que haja uma articulação entre saneamento básico e políticas de desenvolvimento. A campanha da fraternidade aborda muito o saneamento básico na legislação brasileira. É de conhecimento de todos que até o final de 2015, todos os municípios brasileiros deveriam elaborar seus projetos na área de saneamento básico. Diante disso, eu gostaria de fazer algumas proposições, que se urja esse projeto de saneamento da parte do município, que a gente repensasse a questão do lixo em nossa cidade, tendo em vista que falta muita conscientização, onde se vê muito lixo jogado em local indevido. Num primeiro passo gostaríamos que como sugestão se fizesse a colocação de cestas de lixo, principalmente nas ruas 14 de dezembro, Avenida XV de Novembro e na Rua Frei Everaldo, além de uma campanha de orientação sobre o consumo sustentável e com responsabilidade. Diante disso, podemos desenvolver uma campanha envolvendo igrejas, poder público e a sociedade por uma cidade e rios limpos. Resumidamente é isso que nós queremos com essa campanha da fraternidade, por isso estou aqui para pedir a compreensão e o engajamento dos vereadores”, finalizou frei José Idair.