A Copa Libertadores de 2016 conheceu seu primeiro classificado para as oitavas de final nesta terça-feira e não se trata de nenhuma equipe brasileira ou argentina. O colombiano Atlético Nacional visitou o uruguaio Peñarol, no estádio Centenário, e conseguiu uma goleada por 4 a 0, alcançando sua quarta vitória em quatro jogos no torneio. De quebra, a equipe garantiu vaga para a próxima fase com duas rodadas de antecedência.

Com o resultado, a surpreendente equipe colombiana chegou a 12 pontos no Grupo 4 da Libertadores, que aparentava ser um dos mais equilibrados no início da competição, e agora joga as próximas duas rodadas buscando terminar como a equipe com melhor pontuação entre as classificadas para as oitavas de final, o que garante ao Atlético Nacional a possibilidade de decidir seus confrontos do mata-mata sempre em seus domínios. Já o Peñarol permaneceu com um ponto na tabela e agora precisa de um milagre para conquistar a vaga na próxima fase.

Cirúrgico e efetivo nas finalizações, o Atlético Nacional encaminhou sua vitória já no primeiro tempo de jogo. Os colombianos abriram o placar logo aos oito minutos de partida. Pérez fez um passe preciso para Copete, que ajeitou o corpo e bateu no alto para balançar a rede.

Já o segundo tento saiu no final da primeira etapa, e foi uma pintura. Após falta sofrida por Ibarbo na entrada da área, Bocanegra foi para a cobrança e acertou o ângulo, sem chance de defesa para o goleiro.

No segundo tempo, a equipe colombiana aproveitou para transformar a vitória em goleada. Aos 36 minutos, Mejia deu um bom passe para Berrío, que avançou e tocou no canto para fazer o terceiro.

Ainda deu tempo para o Atlético Nacional marcar o quarto. Aos 40, Luis Carlos Ruiz finalizou somente com um toquinho por cima do goleiro e fechou a goleada no estádio Centenário.

 

Ambas as equipes voltam a campo no dia 12 de abril, uma terça-feira. O Peñarol vai à Argentina enfrentar o Huracán, no El Palacio, às 20h30 (de Brasília). Já o Atlético Nacional visita o peruano Sporting Cristal, no Alberto Gallardo, em jogo que terá início às 21h45 (de Brasília).