A imortalidade voltou ao Grêmio na noite desta terça-feira: com um gol de Lincoln, a equipe tricolor conseguiu arrancar um empate no último minuto do tempo regulamentar, em um jogo que teve amplo domínio do San Lorenzo. O resultado praticamente elimina a equipe argentina da Libertadores, enquanto o Grêmio fica na segunda colocação do Grupo 6, com seis pontos.

A ideia do Grêmio era se defender e apostar nos contra-ataques rápidos para fulminar a frágil defesa do San Lorenzo. Aos três minutos, a estratégia teve que mudar: Marcelo Oliveira fez pênalti em Belluschi, e Ortigoza cobrou com força no ângulo direito de Grohe para colocar os argentinos em vantagem.

Logo depois, o Grêmio teve duas chances claras de gol. Uma com Douglas, depois da zaga tirar dois chutes de Giuliano e Éverton, e outra com Geromel, que falhou um rebote após um escanteio. Com menos de 15 minutos, parecia que o empate era iminente para o Grêmio.

Porém, o jogo se desenhou de outra forma. Maicon perdeu uma bola no meio campo aos 18 minutos e deixou Cerutti e Cauteruccio sozinhos na frente de Marcelo Grohe, porém, o goleiro da Seleção Brasileira fez uma grande defesa.

Grohe ainda salvaria o Grêmio mais vezes: em escanteios e cruzamentos fechados, em um chute de Blanco aparando um cruzamento aos 42 minutos e em um rebote de Blanco, aos 44 minutos, depois de Más chutar a bola na trave. Não fosse a sua atuação, o Grêmio acabaria sofrendo mais gols no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Grêmio estancou os problemas na defesa fazendo uma marcação mais próxima da sua área, dificultando os ataques em velocidade dos meias argentinos. Entretanto, longe do gol adversário, o Grêmio passou a ter mais problemas para chegar ao ataque.

Roger tentou modificar isso colocando Lincoln e Bobô na equipe, aos 20 minutos da segunda etapa. O Grêmio abriu alguns espaços e o veterano Romagnoli perdeu um gol dentro da área, chutando alto, aos 25 minutos.

O San Lorenzo passou a controlar o jogo no ataque, trocando passes com mais tranquilidade e contando com o apoio da torcida. O Grêmio tentava aproveitar os espaços nos contra-ataques, mas não conseguia chegar na área.

Aos 44 minutos do segundo tempo, o Grêmio conseguiu. Após roubar uma bola no campo adversário, Bobô lançou Éverton dentro da área. Ele tocou a bola e ela sobrou para Lincoln, de 17 anos, que chutou rasteiro e fez o gol de empate. Ainda daria tempo para Grohe salvar o Grêmio mais uma vez, em uma finalização de Mauro Matos aos 47.

 

O próximo compromisso do Grêmio pela Libertadores será contra a LDU, no dia 13 de abril, em Quito. Roger Machado não poderá contar com Maicon e Marcelo Oliveira, que levaram o cartão amarelo.