O Cartório da 103ª Zona Eleitoral comunica aos eleitores que se aproxima o prazo final para aqueles que precisam realizar seu primeiro título de eleitor ou solicitar transferência de município ou de local de votação. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos, e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos, e os maiores de 16 e menores de 18 anos. O jovem que completar 16 anos até o dia da eleição também já pode se alistar.

Quem antecipar a ida ao cartório eleitoral poderá evitar as filas que normalmente se verificam nos dias que antecedem o fechamento do cadastro de eleitores.

Para tirar o título pela primeira vez, o eleitor deve comparecer ao cartório com documento de identificação, comprovante de residência, e de quitação militar para os homens. No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, documento de identificação e comprovante de residência com mais de noventa dias e menos de um ano.

O Cartório Eleitoral também comunica que estão abertas as inscrições para mesários voluntários. Qualquer eleitor acima de 18 anos pode colaborar com a Justiça Eleitoral, bastando se inscrever no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná ou do Tribunal Superior Eleitoral, ou, ainda, comparecendo pessoalmente ao Cartório.

 Alguns benefícios que são concedidos aos Mesários:

?  De acordo com o artigo 98 da Lei n.º 9504/97, mesários serão dispensados do serviço, mediante declaração da Justiça Eleitoral, sem prejuízo do seus salários pelo dobro dos dias de convocação.

?  Recebem auxílio alimentação para o dia da eleição.

?  As horas trabalhadas como mesário poderão, mediante prévio acordo entre Justiça Eleitoral e Instituição de Ensino, serem contadas como horas extracurriculares.

?  Ser mesário pode ser critério de desempate em alguns concursos públicos.

O Cartório da 103ª Zona Eleitoral se localiza na Rua Antônio de Quadros, 4243, Bairro São Sebastião, e o horário de atendimento ao público é das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira.