“Esta é uma obra que nós temos muito prazer em entregar à comunidade, porque nós vamos atender uma região grande do Município. A unidade que atendia a região era bastante antiga, funcionando no mesmo espaço que o colégio”. São com essas palavras que o Prefeito Rogério Masetto explica a importância da Nova Unidade de Saúde Básica do São Francisco, denominada João Daron. A inauguração da obra aconteceu no dia 21 de março às 16 horas, contando com a presença de autoridades, entidades locais e da população.

            A nova unidade vai atender, além da Comunidade de São Francisco, o Alto Vitória, Linha Vitória, Gramados, Alto Capivarinha e a Linha Fartura. A obra tem cerca de 587 m², com R$ 200.00 investidos de Recursos do Município e R$ 408.000 de Recurso Federal. “É uma obra que não só significa uma obra física, mas também uma estruturação e descentralização dos atendimentos da saúde do nosso Município. Queremos oportunizar um atendimento mais digno”, aponta o Secretário de Saúde, Ivoliciano Leonarchik.

            O novo espaço vai dar condições aos profissionais de atender com melhor qualidade. Além dos espaços físicos e equipamentos, já foi apresentada a equipe multi profissional que vai trabalhar na Unidade. Dentre os atendimentos que serão disponibilizados, estão as áreas de fonoaudiologia, a parte de fisioterapia, atendimentos na área de cardiologia, ortopedia, e principais patologias que temos no Município. O Prefeito Rogério afirma, também, que: “A nossa obrigação é a saúde básica, estamos indo além, procurando atender também as especialidades”.

 

            O nome da Unidade Básica de Saúde foi denominado João Daron, pelo Projeto de Lei Nº 3467, de 2015, proposto pelo então vereador, hoje Secretário de Assistência Social, Valmor Teles Mendes. O senhor João Daron viveu durante 86 anos no Distrito de São Francisco, e teve relevância para a região através de seu trabalho, sendo exemplo por sua conduta. Um de seus 17 netos, Rafael Daron, foi convidado a se pronunciar durante o evento, quando ressaltou a importância de um atendimento de saúde local, que evite deslocamento das pessoas da comunidade. “Quanto à homenagem ao meu avô, durante o preparo da história me emocionei muito, isso daqui é uma honra muito grande, não só para mim, mas para toda a família Daron”, afirma.