A sessão desta terça feira, dia 29, da câmara de vereadores de Chopinzinho foi marcada por momentos de muita emoção. Um deles foi à sessão solene realizada para a entrega do Título de Cidadão Honorário ao Frei José Idair que por duas ocasiões esteve como pároco da Paróquia São Francisco de Assis no período de 1998 a 2002 e de 2011 a 2016, onde através do seu trabalho deixou sua marca na comunidade chopinzinhense. Com o plenário lotado, os vereadores agradeceram ao frei pelo trabalho realizado em Chopinzinho e desejaram sucesso em sua nova caminhada.

O projeto de lei que concedeu o título de Cidadão Honorário ao frei José Idair, foi aprovado ainda no ano de 2002 durante a primeira passagem do frei pela paróquia São Francisco de Assis e é de autoria do ex-vereador Damiano Schzmzack. Agora em sua segunda vez no município, o presidente da câmara, vereador Marcos Monteiro, disse que ao saber da transferência do frei para Santa Catarina, não poderia deixar de fazer a entrega do título como uma homenagem justa a uma pessoa que tanto contribuiu para nossa comunidade. Frei José Idair foi transferido para a Paróquia de Concórdia-SC, onde na manhã desta quarta feira, dia 30, já assumiu a função de pároco. Ao receber a homenagem Frei José Idair agradeceu a todos. “Vejo isso com bons olhos, a gratidão tanto da comunidade religiosa quanto da comunidade civil, e esse título de cidadão chopinzinhense é um sinal que pude dar um pouco da minha contribuição para a sociedade. Isso não é o trabalho apenas da minha pessoa, mas sim, de uma comunidade inteira que tem um sonho, um ideal e uma proposta para a sociedade. Fico feliz que isso tenha sido bem acolhido, bem assimilado e reconhecido pela comunidade. Meu agradecimento aos vereadores pela homenagem e a todos que durante estes anos fizeram com que eu me sentisse em minha própria casa. Estou indo para Concórdia, mas tenham certeza que Chopinzinho sempre terá um lugar especial no meu coração, e, sempre que possível estarei aqui revendo amigos e participando de ações junto com a comunidade”, destacou o frei.

 Moção de reconhecimento

 Em outro momento solene na câmara, foi entregue uma moção de reconhecimento à professora Oneide Cecatto dos Santos, pelos seus quase 43 anos dedicados à educação em Chopinzinho. A proposição apresentada pelo vereador Marcos Monteiro contou com o apoio de todos os demais.

Ao fazer uso da palavra, a homenageada relembrou de fatos curiosos e importantes que marcaram sua trajetória como professora. Emocionada ela disse que espera poder ainda ter a oportunidade de contribuir muito com a comunidade. “Estou afastada de minhas funções por motivo de doença, mas tenho certeza que vou vencer mais essa batalha, e mesmo estando em vias de me aposentar, pretendo continuar dando minha parcela de contribuição para a comunidade. Agradeço aos vereadores pela homenagem e a toda a comunidade chopinzinhense pelo carinho”, destacou a professora ao receber a moção de reconhecimento.