Estar tão pertinho de uma ambulância do Samu 192, sem ter ninguém em perigo ou machucado desperta a curiosidade e mexe com a imaginação de uma criança. Foi assim com os alunos da Escola da Linha Aparecida, no interior de Chopinzinho, na manhã desta terça-feira (29). 
A curiosidade em ver como a viatura é por dentro, conversar com os samuzeiro, fazer perguntas e aprender sobre socorro, foi muito bem aproveitada por meninos, meninas e suas professoras. Toda a comunidade escolar se envolveu.
A Equipe de samuzeiros composta pelo Enfermeiro: Jucimar Milan, Condutor socorrista: Cleiton José do Amaral e Condutor socorrista: Geovani Mello de Lima, levaram várias informações que podem colaborar com o dia a dia da escola, em especial a como agir se alguém entrar em emergência. Os ensinamentos orientaram sobre como contar com o Samu, bem como a pequenas coisas que eles podem fazer em casa, ajudando sua família e vizinhos. 
Os assuntos abordados foram: O que é Samu, funcionamento e acionamento; quedas, desmaio, convulsão, engasgo, febre, parada cardiorrespiratória (PCR); e técnicas de socorro como o pranchamento em pé e o desengasgo, seguidas da exposição da ambulância (VTR) para os alunos, professores e funcionários.