Nos últimos dias o Ministério Público da Comarca de Chopinzinho foi procurado por diversos pais que relataram um problema em comum, a falta de vagas para seus filhos em creches do município.

De acordo com o promotor Dr Willian Schonz, trata-se de um problema que não é exclusivo da comunidade Chopinzinhense tanto a falta de vagas na pré escola de 04 a 05 anos bem como também nas creches para crianças de 00 a 03 anos. “Durante nosso atendimento ao público, percebemos que começaram a chegar inúmeras demandas de pais que estavam tendo negado o direito de vagas em creches para seus filhos. Diante da constatação do problema, começamos a fazer um levantamento para saber a dimensão do problema no município. Em função disso, foi instaurado um procedimento extrajudicial específico para nós dimensionarmos a realidade do problema e eventualmente adotarmos as medidas necessárias para que todas as crianças sejam atendidas em Chopinzinho”, disse o promotor.

Para solucionar o problema o Ministério Público está chamando os pais que ainda não conseguiram uma vaga para seus filhos. “Quero aqui solicitar aos pais de crianças que buscaram vagas em creches e não foram atendidos, que procurem o Ministério Público da Comarca o quanto antes para que possamos coletar as informações necessárias e fazermos um diagnóstico da demanda reprimida, e assim manter um contato direto com o município para buscar a solução do problema, seja pelas vias consensuais por termo de ajuste de conduta ou mediante recomendação administrativa, ou se for o caso, ajuizando uma ação coletiva”, ponderou Dr Willian Shonz.

A administração municipal reconhece segundo o promotor, que existe um déficit de vagas em creches, porém, a secretaria de educação garantiu que medidas estão sendo tomadas para resolver o problema com a ampliação do número de vagas ofertadas.