Mais do que a classificação, a resposta ideal. Após sofrer três importantes derrotas nos últimos quatro jogos, o Galo entrou em campo pressionado nesta quinta-feira, porém respondeu as críticas à altura e, de maneira irretocável, passou fácil pelo Melgar no Mineirão, com uma goleada por 4 a 0.

A confirmação da vitória e da classificação veio em apenas 16 minutos, quando o Galo amassou a já eliminada equipe peruana, com um futebol agressivo e três gols marcados. O amplo domínio atleticano, contudo, não se limitou ao começo da partida e, se aproveitando da fragilidade do adversário, o Atlético-MG não fez força para criar mais chances e marcar mais um no segundo tempo.

Com o resultado, o Atlético-MG não só garantiu vaga nas oitavas de final da Libertadores, como também assegurou a ponta da chave 5 da competição continental. A vitória por um bom saldo de gols ainda aumenta as chances de o time brasileiro brigar pelas melhores campanhas da fase de grupos, podendo decidir jogos em casa na etapa eliminatória da competição.

Para se classificar como terceiro melhor primeiro colocado, o Galo, que terminou a fase de grupos com 13 pontos, terá que torcer contra Toluca e Corinthians, que entram em campo pela Libertadores na próxima semana. Antes disso, o Atlético-MG terá mais uma decisão, desta vez pelo Campeonato Mineiro, no domingo, às 16h (de Brasília) visita a URT, em Patos de Minas (MG), pela partida de ida das semifinais do Estadual.