Na manhã desta quarta-feira, dia 27 de abril, o Padre Geraldo Macagnan, administrador diocesano, anunciou o nome do novo bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão: Padre Edgar Xavier Ertl, provincial palotino.

O novo bispo é o Pe. Edgar Xavier Ertl, SAC. Nascido no dia 03 de setembro de 1966, em Nova Prata do Iguaçu (PR). Primogênito de Francisco Xavier Ertl e Valéria Longen Ertl.

Ingressou no seminário em 20 de fevereiro de 1985, no Seminário São Vicente Pallotti, em Palotina, Paraná. Fez a Primeira Consagração no dia 23 de março de 1992 e Consagração Perpétua no dia 25 de maio de 1996. Recebeu a Ordenação Presbiteral no dia 29 de dezembro de 1996, em Boa Esperança do Iguaçu, Paraná.

Inicialmente trabalhou em Colorado do Oeste, Rondônia. Depois foi enviado para estudos em Roma, onde obteve o título de Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Ao retornar de Roma, em 2003, passou a lecionar na Faculdade Palotina (FAPAS), em Santa Maria (RS). Além disso, por um período de seis anos, foi Reitor do Colégio Máximo Palotino. Desde 2010 até o presente momento é o Vice-Provincial, mas seus confrades o escolheram para Provincial, que iniciou o período no dia primeiro de janeiro de 2014.

Padre Edgar expressou seu sentimento: Desde que fiz minha primeira profissão a Deus na Sociedade do Apostolado Católico (padres e irmãos Palotinos), fui aos poucos assimilando os valores do Evangelho, segundo o carisma de São Vicente Pallotti, nosso fundador, seu modo de servir a Igreja, como discípulo do Reino. Então, quero com simplicidade e profundidade, ser tão somente um servidor, quero somar com meus confrades. Quero me colocar a serviço da comunidade, integralmente, quero servi-la em todas as suas dimensões. Enfim, meus sentimentos são de que devo continuar a missão de Jesus Cristo, de Vicente Pallotti e de todos aqueles que lutaram e lutam em favor da comunidade.
(Fonte: Valdenir Lima)