O Rosario Central fez valer a sua vantagem dentro do Gigante de Arroyito: não deu chances ao Grêmio. Aplicou 3 a 0 e se classificou para a próxima fase, deixando o Grêmio eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores.

O plano do Grêmio era atacar com força, inverter o jogo e adiantar a marcação. O problema é que esse plano proporcionou alguns espaços significativos para o Rosario Central, que foram aproveitados logo no início da partida: Montoya conduziu a bola pela intermediária direita e fez um belo cruzamento para Marco Ruben, que se antecipou a Fred e chutou. Grohe defendeu, mas a bola parou dentro do gol: 1 a 0 para a equipe argentina.

Neste momento, o Grêmio precisava dos mesmos dois gols que eram necessários antes da partida para classificar. Também por isso, a ideia de jogo não mudou: a equipe tricolor seguiu utilizando com força os lados do campo para atacar, especialmente com tabelas entre Ramiro e Miller Bolaños pelo lado direito. Aos 18 minutos, Ramiro fez um cruzamento na cabeça de Giuliano, no primeiro poste. O goleiro Sebastián Sosa salvou.

Aos 23, porém, o Grêmio sofreu um duro revés. Cervi conseguiu driblar dentro da área e foi calçado por Marcelo Hermes dentro da área: pênalti. Marco Ruben cobrou com força, no ângulo direito de Marcelo Grohe: 2 a 0.

Nos minutos seguintes do primeiro tempo, o Rosario Central recuou bastante, apesar dos pedidos estridentes de Eduardo Coudet para o time avançar. O Tricolor Gaúcho, entretanto, não conseguia finalizar ao gol. Fred bateu uma bola forte nas mãos de Sosa aos 34 minutos do primeiro tempo. Aos 42 minutos, o Grêmio conseguiu um bom ataque: depois de uma extensa troca de passes em frente à área, Luan passou para Marcelo Hermes, que bateu cruzado, rasteiro, mas para fora.

“Tem tempo, estamos bem no jogo. Tomamos dois gols por bobeira nossa”, afirmou o volante e capitão Maicon no intervalo da partida.