O São Paulo precisou de seus reservas para quebrar um tabu que já durava 13 partidas: o de vencer fora de casa. Na manhã deste domingo, o Tricolor visitou o Botafogo, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e bateu o time mandante por 1 a 0, com gol do jovem Lucas Fernandes, o primeiro dele como profissional, em duelo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Esta foi a primeira vitória do clube do Morumbi como visitante sob o comando do argentino Edgardo Bauza, que acumulava cinco derrotas e oito empates nessa condição em 2016. O último triunfo da equipe paulista longe de seus domínios havia ocorrido em dezembro, no 1 a 0 sobre o Goiás, pela última rodada do Brasileirão do ano passado, quando Milton Cruz era o técnico interino.

Além do autor do gol, o São Paulo teve em campo outros cinco jogadores revelados nas categorias de base: o lateral direito Auro, os zagueiros Lyanco e Lucão – sendo que este último atuou como volante -, o lateral esquerdo Matheus Reis e o volante Banguelê.

Agora, o São Paulo pode correr atrás de seu principal objetivo na temporada: a Copa Libertadores da América, motivo pelo qual usou 11 reservas neste domingo. Na próxima quarta-feira, os tricolores farão o jogo de volta contra o Atlético-MG, pelas quartas de final, em Belo Horizonte, precisando apenas de um empate para seguir adiante no torneio continental, já que venceram o confronto de ida, no Morumbi, por 1 a 0.

Com o resultado, o Tricolor se coloca no bolo de equipes que saíram vitoriosas em suas estreias pela principal competição nacional – o Palmeiras lidera momentaneamente devido ao saldo de gols (4).

Pelo Brasileirão, o hexacampeão volta a campo só no próximo domingo, quando receberá o Internacional, às 16 horas, no Morumbi, caso o estádio seja liberado pela Polícia Militar do estado de São Paulo. O Botafogo, por sua vez, buscará a recuperação no mesmo dia, mas às 18h30, na Ilha do Retiro, contra o Sport. Antes, porém, o Glorioso recebe o Juazeirense, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil, na quinta-feira, às 21h30, no Los Larios.