Com uma benção, a comissão organizadora da festa de São Batista, Padroeiro de São João, iniciou na quarta-feira (25) a montagem da maior fogueira do Brasil. Esse ano, segundo a organização, a fogueira terá 53 metros de altura, sendo uma das maiores já montadas. O coordenador da montagem, Juliano Pontello, os trabalhos de preparação do local e a escolha da madeira para essa finalidade foram iniciados ainda no mês de janeiro.

A queima da fogueira será no dia 25 de junho dentro da programação de aniversário do município de São João, que completa 56 anos. A festividade começo no dia 23 de junho, com apresentação da dupla Marcos e Flávio e banda Metrópole. No dia 24 de junho, feriado municipal, apresentação do grupo tradicionalista os Serranos e da banda Hora Nacional. No sábado, dia 25 de junho, além da queima da fogueira, tem show com Hugo e Tiago e Banda Detroit.

Esse ano a realização dos shows foi terceirizada e está sob responsabilidade da empresa Da Rosa promoções de Chopinzinho, mesmo assim nos dias 23 e 24 de junho o acesso ao Parque de Exposições será gratuito. Já na queima da fogueira será cobrando ingresso, cujo valor antecipado é R$ 15,00 até o meio dia e após R$ 20,00. A expectativa dos organizadores é que o público ultrapasse com facilidade as 25 mil pessoas, a exemplo das edições anteriores. A abertura da festa acontece já neste mês de maio. A partir desta sexta-feira (27) está montada no centro da cidade, a tradicional “Barraca do Padroeiro”, com disponibilidade de comidas e bebidas da época.

O prefeito de São João, Altair Gasparetto – o Vadeco, lembra que a festa além e comemorar o dia do padroeiro e do município, também projeta São João no cenário nacional por conta do tamanho da fogueira. Segundo ele, a população de São João, nessa época, se doa de corpo e alma para mostrar aos visitantes o que a cidade tem de melhor e quem visita uma vez, jamais deixa de comparecer ao evento.  É comum na semana que antecede a festividade, os moradores se vestirem a caráter, enfeitando os locais de trabalho, isso é o que faz de nossa cidade um diferencial, destaca Gasparetto.

(Fonte: Evandro Artuzzi - Fotos: Sérgio Boff - Prefeitura de São João