A Colômbia assegurou na noite dessa terça-feira a classificação às quartas de final da Copa América Centenário. A equipe venceu o Paraguai por 2 a 1, no estádio Rose Bowl, em Pasadena, e alcançou os seis pontos no Grupo A do torneio. Com a vantagem, os colombianos eliminam a possibilidade de serem ultrapassados por dois adversários na rodada final da chave.

A vantagem colombiana foi toda construída no primeiro tempo. Reserva no Real Madrid, o meia James Rodríguez teve uma atuação de destaque com a camisa 10 da Colômbia. Ele deu a assistência para que Bacca anotasse o primeiro gol, aos 11 minutos, e deixou a sua marca com um chute cruzado, aos 29. Ayala, com um golaço de fora da área, descontou para os paraguaios, aos 25 da etapa complementar.

Quem também teve uma atuação inspirada foi o goleiro colombiano Ospina, que impediu os rivais de correrem atrás do empate. Com um ponto somado – dois a menos que os Estados Unidos -, os paraguaios terminaram a segunda rodada na terceira posição da chave.

A Colômbia tentará garantir a primeira colocação do Grupo A no próximo sábado, contra a Costa Rica, em Houston. Já o Paraguai precisará jogar a vida contra a seleção dos Estados Unidos. O time do técnico Ramón Diaz terá que vencer os norte-americanos se quiser continuar na Copa América. A partida também será no sábado, na Filadélfia.