Foi lançado na tarde desta sexta feira, dia 16, na câmara de vereadores de Chopinzinho o projeto “Eleitor do futuro”. A iniciativa é do poder judiciário da comarca de Chopinzinho com apoio do Ministério Público em parceria com as escolas da rede pública estadual do município. O projeto, segundo o juiz eleitoral da comarca de Chopinzinho, Dr João Ângelo Bueno, tem por objetivo realizar a inclusão social e política de crianças e jovens que estejam matriculados na rede escolar pública ou particular de ensino a fim de despertar sua consciência cívica.

De acordo com Dr João Ângelo Bueno, dentre os objetivos específicos estão: Promover a reflexão sobre as implicações éticas, políticas, sociais e jurídicas do exercício do voto; Incentivar adolescentes com idade entre 16 e 18 anos a participarem conscientemente das eleições, realizando seu alistamento eleitora; proporcionar vivências educativas aos alunos sobre democracia, cidadania e exercício de direitos, envolvendo-os pedagogicamente em uma espécie de laboratório do exercício do voto; Dar voz aos anseios da juventude do estado do Paraná, divulgando suas expectativas para as eleições; Incentivas os eleitores do futuro a participarem da justiça eleitoral, aproximando-os das atividades administrativas preparatórias às eleições e do funcionamento da urna eletrônica.

Em Chopinzinho, segundo o juiz, serão sete escolas que participarão do projeto: Colégio Estadual José Armim Matte; Escola Vera Tupã da reserva indígena; Colégio João Paulo I do Bugre; Colégio Cely Tereza Grezzana de São Francisco; Colégio Estadual do Campo da Linha Aparcida; Colégio Estadual do Campo de Santa Inês e Colégio Bom Jesus. Ao todo, conforme o juiz eleitoral da comarca, serão aproximadamente 750 alunos com idade entre 12 e 15 anos que participarão do projeto, o que tem encerramento previsto para o dia 11 de agosto com a realização da eleição.