Alunos do Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana, da comunidade de São Francisco, participaram na última terça feira, dia 28, da sessão da câmara de vereadores de Chopinzinho. A visita fez parte do projeto denominado “Aluno informado: Direitos Humanos no papo”, no qual os alunos e professores discutem e conversam como ser cidadãos, como exercer a democracia, os direitos e deveres de cada um, além de políticas públicas.  

Durante o desenvolvimento desse projeto, os alunos receberam a visita da deputada federal Leandre Dalponte, a vereador Édina Accorsi e por último o vereador e presidente da câmara Marcos Monteiro, os quais responderam diversos questionamentos dos alunos sobre suas funções nos cargos que exercem.

Na última terça feira, atendendo convite do presidente do legislativo, os alunos estiveram presentes na câmara de vereadores, onde acompanharam a sessão. A aluna Endriane D’Agostine, fez uso da tribuna e falou em nome dos demais sobre a importância do conhecimento que estão adquirindo. “Quero agradecer aos vereadores pela oportunidade que estamos tendo de estar aqui e conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido no legislativo municipal, e com certeza podermos participar cada vez mais da política de nosso município, assumindo assim, o nosso papel de verdadeiros cidadãos, e com isso, contribuir para a construção de um mundo mais informado e justo”, disse Endriane.

O vereador Marcos Monteiro também agradeceu a presença dos alunos na sessão e destacou a importância do projeto. “Só temos que parabenizar aos professores e alunos pela iniciativa desse projeto, onde percebemos durante nossa visita à escola, o interesse dos alunos em saber qual é a função de um vereador. Ficamos quase duas horas respondendo perguntas e dúvidas dos alunos sobre nosso trabalho. Também durante a visita à câmara de vereadores, percebemos que muitos dos alunos não tinham conhecimento de como são feitas as sessões. Assim como os alunos de São Francisco, precisamos despertar o interesse pela política em toda a nossa juventude, pois eles são o nosso futuro”, lembrou Monteiro.

Além do projeto citado, o colégio estadual do campo de São Francisco mantém ainda outros, que são os seguintes:

Pedalando pela vida: que incentiva o aluno a não tirar reprova, que são as chamadas notas vermelhas.

Faz a tua parte-muda: O qual é um projeto de conscientização sobre o meio ambiente que sua aplicação não se limita somente dentro da escola.

De repente um jardim: Um projeto de iniciativa do Grêmio Estudantil, que visa não somente mudar alguns espaços do colégio, mas para ser uma atividade diferente e inovadora.

Eu acredito na escola pública do Campo do Paraná: Esse projeto tem o objetivo de aproximar a escola das empresas chopinzinhenses, estimulando o conhecimento, a curiosidade e a interação comunidade/escola.

Aluno informado: Direitos humanos no papo: O qual visa discutir e conversar sobre política e a melhor forma de participar fazendo valer nossos direitos e deveres.

Neste ano o núcleo de ensino de São Francisco conquistou duas medalhas na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática com os alunos: Anderson Kogler com a medalha de prata e Eduardo Ferrarini com a medalha de bronze.

O resultado de todo esse trabalho, segundo a direção do colégio, mostra que é possível ter uma escola pública de qualidade.