A Escola Tasso Azevedo da Silva foi homenageada pelos vereadores de Chopinzinho durante a última sessão ordinária, realizada na terça feira, dia 19, com a entrega de uma “Moção de Reconhecimento”, pelos 60 anos de criação e atuação da escola no município.

Durante a homenagem os vereadores destacaram a importância do trabalho que a escola desempenha no desenvolvimento da educação de nossos filhos. “São 60 anos de uma história muito bonita, escrita por muitas pessoas que doaram seu trabalho contribuindo para uma educação de qualidade. A escola que até hoje muitos conhecem como a escola do Frei João, o qual dedicou 22 anos de sua vida para a escola como diretor, no início se chamava Educandário Santa Gertrudes e teve o envolvimento de pessoas importantes como é o caso do Frei Vito, Irmã Emília, Irmã Inês, Irmã Terezinha, o então prefeito Mário Ceni entre outros, além dos diretores mais recentes como a professora Giseli Savio, Marilde Antônia Teo, Zeloir Scabeni Mendes e a atual diretora Rosemari Detogni Abitante, profissionais que deixaram e deixam sua contribuição para o desenvolvimento da escola. Nosso município é referência na educação há muitos anos para a região, e muito disso se deve à escola Tasso. Por isso, é uma homenagem justa que a câmara de vereadores faz em comemoração aos 60 anos da escola”, disseram os vereadores.

A diretora atual, professora Rosemari Detogni Abitante, lembrou que assumiu a direção em novembro de 2015, como o maior desafio de sua vida, principalmente por estar à frente da escola em uma ocasião tão especial que é a comemoração dos 60 anos. Ela lembrou que a escola foi fundada no ano de 1938, porém, teve a licença de funcionamento apenas no ano de 1956, a qual era administrada pelas irmãs franciscanas, permanecendo assim durante 33 anos, ou seja, até 1989.

No ano de 1970, de acordo com a diretora, passou a se chamar Grupo Escolar Tasso Azevedo da Silveira, em homenagem ao poeta paranaense. A partir desta época muitas outras mudanças foram acontecendo, mas, foi em 1992 que passou a se chamar Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira. Nos anos de 2001 e 2002, houve a mudança de local, para onde a escola funciona até os dias de hoje.

A Escola Tasso Azevedo da Silveira, segundo Rosemari, conta hoje com 530 alunos compreendidos entre a educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental, educação em tempo integral, sala multifuncional e uma turma de educação infantil em tempo integral. Para atender toda essa demanda, a escola conta com uma equipe de 40 professores entre efetivos e estagiários, quatro coordenadoras, duas secretárias, uma bibliotecária, quatro cozinheiras, além de oito auxiliares de serviços gerais.

A homenagem entregue durante a sessão do legislativo foi assinada por todos os vereadores.