Milhares de pessoas, entre familiares, amigos e autoridades, acompanharam neste sábado (23) a ordenação e posse de monsenhor Edgar Xavier Ertl como novo Bispo da Diocese de Palmas/Francisco Beltrão. A celebração, que durou cerca de três horas, aconteceu na Concatedral Nossa Senhora Glória, em Francisco Beltrão. Foi presidida pelo Arcebispo de Cascavel Dom Mauro Aparecido dos Santos, auxiliado por Dom Elói Roggia, da Prelazia de Borba (AM) e Dom Júlio Endi Akamine, Bispo Auxiliar de São Paulo (SP).

Bispos de outras Dioceses do Estado também participaram, além padres e diáconos de toda Diocese. O momento foi ainda compartilhado com a família. Os pais Francisco e Valéria Ertl, que atualmente moram em Joinville (SC), foram os primeiros a chegar na Concatedral para acompanhar a ordenação. Bastante emocionados, lembraram em entrevista a Rádio Onda Sul FM, a trajetória de devoção do filho Edgar ainda enquanto jovem, quando decidiu ingressar no Seminário. desde que souberam da nomeação rezaram para que Deus ilumine o filho nesta nova caminhada sacerdotal.

Após ter sido ordenado e tomar posse, Dom Edgar Ertl recebeu uma série de homenagens. Padres, amigos, familiares desejaram sucesso e aproveitaram para fazer a entrega de alguns presentes. Caravanas de amigos vindas de Santa Maria (RS), onde estava trabalhando até então, e de Colorado do Oeste (RO), onde iniciou sua vida sacerdotal, após ter sido ordenado padre em 1996 na cidade de Boa Esperança do Sudoeste (PR), também participaram da ordenação e fizeram homenagens.

Neste domingo (24), Dom Edgar Xavier Ertl tome posse em Palmas. A celebração será realizada na Catedral do Senhor Bom Jesus, a partir das 19 horas.

Nomeação pelo Papa Francisco

Monsenhor Edgar Xavier Ertl foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 27 de abril e desde então vinha se preparando para a ordenação episcopal. O lema escolhido foi: “Em Cristo Sou Vosso Servo”, com três fundamentos.  O primeiro fundamento está na passagem do Evangelho que relata a percepção de Jesus Cristo que dentre os seus seguidores alguns queriam se colocar numa condição de superioridade em relação aos demais, tendo sido advertidos com a frase: “Maior é quem Serve”.

O segundo motivo, segundo ele, é sua experiência de trabalho e estudos do Capítulo 13 do Evangelho em que São João relata sobre como Jesus lavou os pés de seus discípulos. “Esse serviço de Jesus escandalizou seus colaboradores uma vez, que na tradição judaica o ofício da lavagem deveria ocorrer pelos escravos. Esse serviço fundamenta o lema escolhido”, acrescentando que nesse sentido em seu Brasão se encontram simbolizados a Água, a Jarra e a Toalha.

O terceiro aspecto tem fundamento na mensagem do Papa Francisco para que Bispos sejam apenas servidores.  Em fevereiro de 2014, o pontífice pediu orações para que tanto os Bispos, como os Cardeais e o Papa sejam “bons ‘servidores’, não bons ‘patrões’”.

(Fonte: Evandro Artuzzi- Fotos: TV Sudoeste)