O projeto denominado “Eleitor do Futuro”, desenvolvido pelo poder judiciário da comarca de Chopinzinho em parceria com o Ministério Público, teve o encerramento nesta quinta feira, dia 11, com a realização de uma eleição parametrizada, onde com a utilização de urnas eletrônicas, alunos de sete colégios da cidade e do interior de Chopinzinho, puderam exercer o direito de voto. “Nesta eleição simulada foram definidos cinco partidos onde cada um apresentava propostas em uma determinada área. Os representantes de cada partido tiveram um período de campanha para convencer os alunos com idade entre 12 e 15 anos a votar em suas propostas, sendo que nesta quinta feira, dia 11, foi realizada a votação inclusive com a instalação de urnas eletrônicas em todos os colégios participantes. Para que cada aluno pudesse votar, nós solicitamos junto ao TRE-Tribunal Regional Eleitoral em Curitiba, a confecção de um modelo de título, semelhante aos utilizados nas eleições verdadeiras. O resultado foi muito bom, onde percebemos a empolgação dos alunos desde o primeiro dia do projeto até a eleição realizada nesta quinta feira”, disse Dr. João.

Os colégios participantes foram: Colégio José Armim Matte; Colégio Bom Jesus; Escola Vera Tupã da Reserva Indígena; Colégio João Paulo I do Bugre; Colégio Cely Tereza Grezzana de São Francisco; Colégio Estadual do Campo da Linha Aparecida e Colégio Estadual do Campo de Santa Inês.

Ao final da apuração dos votos o resultado ficou da seguinte forma:

1º- Partido “Educação, Profissionalização e Cutural – 147 votos

2º- Partido “Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar – 144 votos

3º- Partido “Liberdade, Respeito e Dignidade – 86 votos

4º- Partido “Segurança Pública e Combate à Violência – 81 votos

5º- Partido “Vida e Saúde” – 73 votos

Brancos: 07 votos

Nulos: 22 votos 

Total: 560 votantes

Para encerrar o projeto, segundo o juiz eleitoral da comarca, resta ainda uma última etapa. “A última fase do projeto acontecerá no dia da solenidade de diplomação dos candidatos vencedores das eleições municipais do dia 02 de outubro, onde os representantes do partido vencedor irão entregar as propostas vencedoras para que o prefeito que assumirá a partir do dia primeiro de janeiro, possa acrescentar em seu plano de governo para os próximos quatro anos”, finalizou Dr. João Ângelo Bueno.