O Cartório eleitoral da comarca de Chopinzinho está disponibilizando a partir desta semana, uma urna eletrônica para treinamento dos eleitores. De acordo com a chefe do cartório eleitoral, Luciana Neis, a urna foi instalada com dados fictícios para que os eleitores que tenham dificuldades em manusear o equipamento possam fazer um treinamento.

A urna, segundo Luciana Neis, ficará disponível para todos os interessados junto ao Fórum Eleitoral da comarca. “Dentre as mudanças que a justiça eleitoral apresentou para as eleições deste ano, uma delas é de que nenhum eleitor pode adentrar na cabine de votação com outra pessoa. Mesmo que sejam idosos, analfabetos entre outros, que costumeiramente levavam uma criança ou uma pessoa de confiança para ajuda-los no momento de digitar o voto, a partir de agora é expressamente proibido. A única condição em que será permitido que outra pessoa auxilie na votação, é se o eleitor tiver alguma deficiência que o impossibilite de digitar os números do candidato. Diante dessa mudança, é importante que as pessoas que tenham mais dificuldades em manusear a urna eletrônica, compareçam no Cartório Eleitoral e façam um treinamento para se familiarizar com o equipamento”, destacou Neis.

A urna eletrônica para treinamento permanecerá a disposição da população junto ao Cartório Eleitoral até pelo dia 20 de setembro.