No município de Saudade do Iguaçu, de acordo com o Sargento Duarte, comandante do Destacamento da Polícia Militar, uma jovem moradora na comunidade de Linha Biguá, procurou a Polícia nesta quinta feira, dia 15, a qual disse que acessou um site que supostamente seria das Lojas Americanas, de onde efetuou a compra de um celular no valor de aproximadamente 1.650,00, onde imprimiu o boleto e pagou.

O detalhe, segundo o comandante, é que a vítima não recebeu o produto e quando tentou reclamar junto à loja, foi informada que não havia nenhum registro de venda ou cadastro com o nome dela. Diante disso, de acordo com o sargento, a jovem tentou novamente acessar o site, porém, o mesmo já estava fora do ar. Percebendo que havia sido enganada possivelmente por um site falso, a jovem procurou a polícia militar em Saudade do Iguaçu para registrar um boletim de ocorrência.

Sargento Duarte fez um alerta para a população que antes de efetuar compras pela internet, procurem confirmar se o site é seguro como por exemplo através de comentários de outras pessoas que já compraram e o grau de satisfação das mesmas. Outro detalhe importante é verificar no lado esquerdo da barra aparece um cadeado, o qual indica que se trata de um site seguro, além de outras precauções para evitar prejuízos, pois, segundo o comandante, os golpes através de sites falsos estão se propagando de maneira assustadora por todo o país.

Depois do registro policial, a jovem foi orientada quanto aos procedimentos, sendo que a investigação será repassada para um setor especializado em crimes cibernéticos da polícia civil.