O fio entre a vida e a morte esteve diante do beltronense Roberto Mocelin, em 10 de setembro de 2015. Viajando de moto de Francisco Beltrão para Curitiba, sofreu um acidente por volta das 6h da manhã, nas proximidades de Guarapuava, no deslocamento pela Reserva Indígena. Um ano depois, plenamente reestabelecido e comemorando a vida, ele e sua família entraram em contato com o Consórcio Interminicipal da Rede de Urgências (Ciruspar), que administra o Samu 192 Sudoeste, para buscar saber os nomes daqueles que trabalhavam no amanhecer daquela quinta-feira e o salvou. “Queremos levar o reconhecimento para eles, que salvam tantas vidas e não sabem o que aconteceu com a pessoa. A vida da pessoa estava nas mãos deles e graças a eles, se salvou. Todos devem ter esse respeito e carinho”, mencionou a esposa Adriana Dal Ponte Mocelin.

No total, duas equipes atenderam o caso, uma diretamente na cena do acidente, o que foi primordial para salvar a sua vida; e a segunda, no deslocamento de Chopinzinho ao Hospital Regional de Francisco Beltrão. 

“Lembro deste motociclista que teve pneumotórax bilateral. Estava em estado muito grave. Foi na saída do plantão por volta de 6 da manhã e realmente o nosso atendimento fez diferença, pois apresentava dificuldade respiratória e fizemos descompressão do tórax na hora. Ele melhorou para chegar no hospital e fazer os drenos. No hospital quem realizou a drenagem foi o Dr. Rafael, antes do transporte para Francisco Beltrão”, narra a médica Viviane Crestani.

Os samuzeiros que estiveram diretamente envolvidos no salvamento, foram:

Equipe que acolheu na cena do acidente:

Médica: Dra. Viviane Crestani

Enfermeiro: Samuel Silveira Rodrigues

Condutor socorrista: Everton Marlon de Lima 

Equipe que fez a Transferência para Beltrão:

Médico: Rafael Lazarotto, médico

Enfermeira: Vanessa Costella 

Condutor socorrista: Alex de Paula

 

Abraço de agradecimento

No último domingo (18), mesmo com a chuva constante, a família Mocelin foi até a Base de Chopinzinho, onde reencontraram alguns dos samuzeiros que acolheram a família naquele momento de emergência. Eles puderam abraçar: Aquiles, Osvaldo, Samuel, Viviane e Dayani, que estavam de plantão naquele momento e com os quais registraram a foto. 

Em seu perfil, no facebook, a esposa de Roberto, Adriana Dal Ponte Mocelin, fez um depoimento forte, que causou comoção a muitos:

“Amigos, assim acredito que podemos chamar toda a equipe do SAMU, vocês nas quais chamamos de seres humanos, tem nas mãos responsabilidades de Deuses, pois apesar de não serem os culpados dos acontecimentos, são os que procuram a todo custo mudar a trajetória dele, mudar para o bem, para a VIDA.

Vida, em um fio de momento podemos acabar com ela e muitas vezes achamos que ela é um cabo de aço, que nada vai nos acontecer, podemos e fazemos tudo, tudo errado e ai vocês com sua incrível habilidade de amar o próximo, entram em ação para nos trazer de volta daquilo que até então achávamos que éramos SUPER HEROIS e nos mostram que SUPER são vocês.

Nunca em nenhum momento se deixem desacreditar daquilo que Deus deu a vocês, DOM”, finaliza Adriana.

 

Sudoeste ganha

Nós do Samu 192 Sudoeste só agradecemos pela espontaneidade de agradecimento e dedicação da família. De fato, o trabalho do socorrista é intenso e constante. Consiste em realizar o primordial para salvar uma vida. Na maioria das vezes, é um encontro breve com o paciente e a sua família, apenas no momento da emergência, e as histórias vão se somando no livro da vida de socorrista, mas sem demais registros. 

Em casos como o da família Mocelin, o samuzeiro tem a oportunidade de perceber o quão profundas ficam as marcas do trabalho que faz. 

O trabalho das equipes do Samu 192 Sudoeste cobre todo o território de 17.064 quilômetros quadrados e, como todos os municípios participam, os moradores e transeuntes têm a segurança de, seja na localidade que for dentro deste território, ter o Samu 192 para acionar em casos de emergências. Este foi o benefício colhido pela família Mocelin e por tantas outras que tiveram alguém que ama nesta condição.

Parabéns ao Sudoeste, por poder contar com o Samu 192.