Preocupados com a falta de conscientização e conservação do meio ambiente, um grupo de crianças e adolescentes chopinzinhenses moradores no Bairro Nossa Senhora Aparecida, resolveram fazer a sua parte e deram início a um projeto denominado “Hakuna Matata”, o qual tem por objetivo num primeiro momento fazer a limpeza de toda a extensão do Rio Pedrosa.

O projeto é coordenado pelo jovem Jeferson Clinton Ferreira, o qual disse que foram buscar numa palavra de origem africana, o significado para uma preocupação que eles estão tendo com o descaso do meio ambiente. “Temos um grupo de crianças e adolescentes que diariamente brincam e tomam banho nas águas do Rio Pedrosa, onde aos poucos começamos a perceber a existência de muito lixo jogado no rio, o que inclusive causa um risco muito grande para o surgimento de doenças. Diante disso, formamos um grupo de adolescentes e iniciamos o projeto com o objetivo num primeiro momento de fazer a limpeza de todo o leito do rio, desde a sua nascente no Bairro São José até a sua foz quando se junta ao Rio Chopim no Bairro Nossa Senhora Aparecida, e depois, numa segunda etapa, pretendemos fazer o plantio de mudas de árvores nativas em toda a extensão”, disse Jeferson.

 Em duas semanas de coletas o resultado, segundo o coordenador foi assustador. “A falta de conscientização das pessoas com a preservação do meio ambiente é preocupante. Em poucos dias de limpeza no leito do rio, encontramos desde sofá velho, monitor de computador, litros descartáveis, móveis velhos, isopor, restos de animais mortos e principalmente muitos pneus velhos. Uma imprudência muito grande por parte das pessoas que estão degradando o meio ambiente e poluindo nossos rios. Fizemos o recolhimento e a empresa que faz a coleta de lixo no município está nos dando apoio com o recolhimento destes entulhos para ser dado um destino adequado”, destacou o jovem.

Jeferson lembrou também que para que o projeto continue, eles precisam do apoio do comércio, das empresas e da comunidade em geral. Qualquer informação ou ajuda pode ser prestada através do telefone 91124-8316.