A edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (5), às 13h (horário oficial de Brasília). Os candidatos inscritos no exame terão um total de dez horas de provas em dois dias e, por isso, a recomendação dos professores para a véspera é uma só: relaxar. Em Chopinzinho, alunos de vários municípios estarão se concentrando no Colégio José Amim Matte, onde serão aplicadas as provas durante os dois dias do exame. Os portões do colégio fecham exatamente às 13h00min tanto no sábado, quanto no domingo, dias 05 e 06.

Como não há tempo suficiente para aprender conteúdos novos e nem revisar tudo o que já foi aprendido em um dia só, o indicado é usar esta sexta-feira (4) para tentar se distrair para descansar o corpo e o cérebro.

Os professores, porém, lembram que algumas atividades de lazer devem ser evitadas nesta sexta, para não provocar prejuízos no dia seguinte. Consumir bebidas alcoólicas e dormir muito tarde são duas delas.

A primeira dica que o professor Eduardo Leitão, dá aos estudantes é dormir bem, para evitar o cansaço durante as provas.

Neste sábado e domingo, Leitão recomenda que os candidatos cheguem cedo ao local, mas não muito. “Não chegue muito cedo no local da prova, por exemplo, três horas antes. Você poderá ficar mal acomodado esperando. O ideal é chegar uma hora antes”, diz ele. Assim, haverá tempo de se acomodar em um lugar arejado e fresco da sala, ir ao banheiro, lavar o rosto e se preparar bem. “Durante a prova, vá ao banheiro e faça alongamentos”, sugere ele.