Reunindo cerca de 800 pessoas na Comunidade do Bugre Alto, aconteceu no último sábado, 05 de novembro, a VII Noite Cultural Alemã. O evento é uma promoção da Comunidade, Igreja Luterana e da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. A programação contou com café colonial, apresentações artísticas e baile.

O Café Colonial começou no fim da tarde, ofertando 30 tipos de pratos doces e 25 pratos salgados, realçando iguarias da culinária alemã. Todos os pratos foram produzidos pela própria comunidade, que se engajou nas semanas anteriores para a produção. “Quase toda a comunidade ajuda, uns cozinhando, outros lavando louça, todos participando. Não é de hoje, vem da semana inteira com gente envolvida”, conta Clarice Lenz, Presidente do OASE (Ordem auxiliadora das senhoras evangélicas). No total, foram mais de 100 membros da comunidade trabalhando para a Noite Cultural. 
O lucro obtido na festa é revertido em melhorias para a própria comunidade. “Hoje a gente sai feliz, porque a gente vê que deu tudo certo e teve bastante participação. Temos que agradecer a todos que a ajudaram, em especial a parceria com a Prefeitura”, salienta Joice Steilmann, integrante da Diretoria da Comunidade. 

As apresentações foram divididas em dois momentos: Grupo 25 de Julho e o Grupo Edelweiss. O Grupo 25 de julho é formado por integrantes do próprio Bugre Alto, que, ensaiados pela Professora Dilva Battistuz, mostraram três coreografias. Após, houve a apresentação do Grupo Folclórico Edelweiss, de Pomerode – SC, com diversas danças, que também envolveram a comunidade presente. O Baile ficou por conta da Banda Companhia do Som.

“Eventos como este são importantes pelo fato de a cultura alemã estar fortemente presente no nosso Município e desde a 1ª edição o prefeitura sempre apoiou o evento. Agradecemos a todos que participaram e todo o empenho da comunidade”, diz a Chefe do Departamento de Cultura, Fernanda Patel.