OUÇA A RÁDIO AO VIVO
AM 780 Khz
Participe da nossa
programação
INICIO A RÁDIO PROGRAMAÇÃO NOTÍCIAS CONTATO COMERCIAL
WHATSAPP 46 8413-4946
Hospital Universitário ganha cadeira de rodas especial e ajuda estudante de Medicina
17 de Agosto de 2017
 
 

A história de um estudante do 9º semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que sempre foi de luta, desafios e aprendizagem, ganhou mais um capítulo. A partir de agora, Eduardo Nascimento Correa de Andrade, 25 anos, que ficou paraplégico após um acidente de trânsito, poderá seguir a graduação de forma mais efetiva. Isso graças à doação de uma cadeira de rodas especial que o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) recebeu. 

Sensibilizado com a vontade de aprender do aluno, o professor da UFSM e médico Flavio Jobim conversou com a equipe administrativa do hospital, que buscou uma solução junto à Instituição Financeira Cooperativa (Unicred Centro-Oeste), que fez a entrega do equipamento, na manhã de hoje, à 
Universidade – Jobim também é presidente do Conselho Administrativo da Unicred Centro-Oeste.

– Em uma conversa com o Eduardo, ele me disse que gostaria de aprender com dignidade, e eu acho que é isso que nós estamos fazendo junto com a direção do hospital, que está empenhada ativamente em proporcionar isso aos nossos alunos do curso de Medicina que têm alguma dificuldade de ter acesso a aulas práticas. Ele é um aluno que tem um objetivo, demonstra que tem o maior interesse em aprender, além de superar todos os obstáculos que, ocasionalmente, possam aparecer na sua dificuldade de acesso –ressaltou o professor.

A cadeira de rodas manual modelo Stand UP, produzida na cidade de Pelotas, custou R$ 7 mil e permite que o usuário fique em uma posição ortostática (em pé), facilitando a acessibilidade nas atividades cotidianas com segurança e conforto, sem sobrecarregar a estrutura, os ossos, evitando lesões e facilitando a oxigenação dos membros. O equipamento será usado no bloco cirúrgico do Husm.

– Ela possibilita também que a pessoa possa ficar sentada, permitindo locomoção e acessibilidade para todos os exercícios. A partir de agora, ficará à disposição de eventuais alunos com restrição de mobilidade que venham a ingressar na UFSM e que tenham aulas práticas, na área da saúde, dentro do Hospital Universitário de Santa Maria e também de outros profissionais da área. O Eduardo vai ser o primeiro a usar o equipamento, podendo acompanhar as cirurgias mais de perto, exercitando a prática – explicou o diretor executivo da Unicred Centro-Oeste, Emerson Irion de Oliveira, que esteve presente ontem no ato de doação da cadeira de rodas.

De acordo com o gerente administrativo do Husm, João Batista Vasconcelos, a cadeira passou por uma adaptação para atender as necessidades do aluno que irá utilizar a cadeira primeiro. O dispositivo ficará no bloco cirúrgico.  

Para Eduardo, essa é uma forma de colaborar com a inclusão, possibilitando a acessibilidade de quem precisa. Segundo o estudante, a universidade está se empenhando para atender todas as pessoas, e a cadeira veio na hora certa.

Com a minha cadeira convencional, eu não tinha acesso totalmente às cirurgias. Eu conseguia acompanhar só por vídeo, pela altura da maca. Hoje, é um dia muito especial para mim, é mais uma batalha vencida. Vou conseguir ver as cirurgias pessoalmente, isso vai ficar como um legado para a UFSM e, principalmente, para o Husm, como uma cadeira de cunho acadêmico para pessoas que têm as suas necessidades, deficiências, para que possam ter um aprendizado igual ao de outras pessoas que não têm – ressalta Eduardo.

Em 2009, Eduardo sofreu um acidente de carro, ficou preso nas ferragens e, em decorrência disso, perdeu o movimento das pernas. O estudante tinha 17 anos e estava indo prestar o vestibular no Mato Grosso do Sul. Eduardo é paranaense filho de Edvaldo e Fátima Andrade e sua família mora em Chopinzinho, mas, segundo ele, as pessoas da UFSM fizeram-no tornar-se gaúcho de coração.

(Fonte: Diário de Santa Maria)

 

 
     
 
 
Educação
Veja mais »
Chopinzinho apresenta projeto Universidade da Criança na Câmara dos Deputados em Brasília - DF
   
   
Secretaria de Educação realiza a Amostra de Trabalhos realizados pelas escolas durante o ano
   
   
Alunos participaram de mais uma etapa do projeto Café da manhã com a PM
   
   
Rotarys de Chopinzinho e administração municipal promoveram coleta de lixo eletrônico
   
   
Aula inaugural do Cursinho preparatório para Enem e Vestibular acontece dia 22 de agosto
   
   
Hospital Universitário ganha cadeira de rodas especial e ajuda estudante de Medicina
   
 
 
     
 
 
         
 
(46) 3242-1495
radio@radiochopinzinho.com.br
 
Rua Frei Everaldo, 3835 - Centro
85560-000 - Chopinzinho - Paraná
 
Menu Principal >
Inicio
A Rádio
Programação
Notícias
Contato Comercial
Notícias >
Agricultura
Cultura
Educação
Esportes
Policial
Política
Saúde
Siga-nos no Facebook >
 
Aplicativos >
Android
         

PB Agência Web