A Promotoria de Justiça Eleitoral de São João (sede da Comarca) ajuizou nesta quarta-feira, 23 de novembro, representação eleitoral contra 15 pessoas em Saudade do Iguaçu, no Sudoeste paranaense, suspeitas de compra de votos nas eleições municipais. De acordo com o promotor eleitoral da comarca, Nielson Noberto de Azeredo, entre os réus, estão o prefeito, o vice-prefeito, sete vereadores, a secretária de Assistência Social e servidores públicos.

A ação decorre da Operação Amianto – conduzida pelo núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Ministério Público Eleitoral –, deflagrada em 8 de novembro, quando foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e oito mandados de condução coercitiva em Saudade do Iguaçu. Durante as investigações, o Ministério Público encontrou fortes indícios de compra de votos por parte do grupo político requerido, principalmente com a oferta de material de construção e reforma de casas a eleitores.

Tendo em vista a gravidade dos delitos e os fortes indícios de que os investigados estejam maquiando, destruindo ou suprimindo documentos e outros elementos de prova, o promotor disse que o Ministério Público pediu cautelarmente o afastamento imediato de todos os agentes públicos investigados de seus respectivos cargos. A representação aguarda apreciação do Juízo Eleitoral da 151ª Zona.

(Fonte: Ademir Hanzen com informações da Assessoria)