OUÇA A RÁDIO AO VIVO
AM 780 Khz
Participe da nossa
programação
INICIO A RÁDIO PROGRAMAÇÃO NOTÍCIAS CONTATO COMERCIAL
WHATSAPP 46 8413-4946
Audiência Pública discute junto com população possível extinção do Fórum Eleitoral de Chopinzinho
20 de Julho de 2017
 
 

Na noite desta quarta feira, dia 19, mais de 100 pessoas se reuniram no Anfiteatro David Rogos Schimtz para discutir a possível extinção do Fórum Eleitoral de Chopinzinho. O momento foi importante para demonstrar a importância da manutenção do fórum eleitoral em funcionamento, dar ciência da situação à população, bem como permitir que todos se manifestassem sobre o assunto. Estiveram presentes representantes de entidades, presidentes de partido e população.  

            O fechamento é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, de que todas as zonas com menos de 20 mil eleitores sejam fechadas, para redução de custo. Chopinzinho hoje conta com cerca de 16 mil eleitores. O esforço para manutenção do fórum considera que a proximidade facilita ao eleitor acesso aos serviços prestados pelo cartório – como emissão de título, recadastramento, segunda via, entre outros -, que nosso Município possui grande extensão territorial, já tem sede própria para o Fórum Eleitoral e conta com população indígena.

“Sabemos que a presença de Juiz Eleitoral e Promotor Eleitoral em um processo de eleição faz toda a diferença para manter a ordem, para evitar problemas como corrupção e compra de votos, que atrapalham o andamento das eleições”, ressalta o Prefeito Álvaro Scolaro. Uma das medidas tomadas pela Administração Municipal contra o fechamento é aventar a possibilidade de trazer para a Comarca Eleitoral de Chopinzinho o Município de Saudade do Iguaçu, que hoje está junto com São João. Deste modo, se somariam estes eleitores ao nosso fórum, alcançando o número mínimo, sendo também uma mudança que a população saudadense acredita ser favorável.

            Além disso, em uma união de esforços, a Administração Municipal já esteve em conversa com o Desembargador Adalberto Xisto, do Tribunal Regional Eleitoral - TRE e com os Deputados Estaduais e Federais, para que façam as intervenções necessárias. Na ocasião da Audiência, além da apresentação de como está a situação, foi aberto oportunidade para toda a população poder se manifestar.

            “A Audiência Pública foi para ouvir a população e dar ciência sobre o que está acontecendo. A participação da população foi surpreendente”, afirma a Juíza Eleitoral de Chopinzinho, Maria Teresa Thomaz, que conduziu o evento. Ela também considerou que o Município tem muita chance de manter o fórum eleitoral.  

“Essa audiência é para mostrar que a nossa sociedade não concorda com o fechamento do nosso fórum eleitoral e está mobilizada, sabendo que vai trazer muitos prejuízos aos cidadãos e aos partidos políticos”, reforça a chefe do Cartório Eleitoral, Luciana Neis. Todas as manifestações da população durante a Audiência vão ser repassadas ao TRE, que está fazendo estudos sobre os remanejamentos para o TSE e podem ser utilizadas para justificar a manutenção da zona. A previsão é dois meses para o resultado final, quando será divulgado se manteremos o Fórum Eleitoral em Chopinzinho.

 
 
 
Política
Veja mais »
Candoianos podem pedir isenção do IPTU
   
   
Projeto de autoria do vereador Rogério dos Santos declara de utilidade pública a Associação Chopinzinhense de Esporte e Lazer
   
   
Everton Salomão se desliga da Secretaria de Agricultura
   
   
Nesta sexta feira será o último dia para recadastramento biométrico em Chopinzinho
   
   
Prefeito e deputados inauguram calçamento rural em Candói
   
   
Marcos Monteiro deixa a chefia da Ciretran e reassume vaga na Câmara de Vereadores
   
 
 
     
 
 
         
 
(46) 3242-1495
radio@radiochopinzinho.com.br
 
Rua Frei Everaldo, 3835 - Centro
85560-000 - Chopinzinho - Paraná
 
Menu Principal >
Inicio
A Rádio
Programação
Notícias
Contato Comercial
Notícias >
Agricultura
Cultura
Educação
Esportes
Policial
Política
Saúde
Siga-nos no Facebook >
 
Aplicativos >
Android
         

PB Agência Web