Em parceria a Associação Cultural de Saudade do Iguaçu-ACCSI, Colégio Estadual Duque de Caxias e Equipe Multidisciplinar 2016, realizou-se a Semana da Consciência Negra e Indígena. A data de 20 de novembro passou a ser oficialmente o “Dia Nacional da Consciência Negra” em 2011, é uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, maior refúgio de negros e escravos fugitivos. No decorrer da semana, de 21 a 24 de novembro buscou-se o envolvimento de toda a comunidade escolar e parcerias com outras entidades realizando atividades diferenciadas no resgate das culturas negra e indígena.

Foi através do resgate de valores que desenvolvemos este trabalho, propiciando uma maior identificação dessa área do conhecimento bem como, modificando a visão estigmatizada, muitas vezes preconceituosa sobre o Continente Africano e de seus descendentes, mostrando como a cultura africana e indígena são extremamente ricas.

Realizou-se as seguintes atividades: Lanches típicos, iniciando com prato feito a base de mandioca.  Na sequência tivemos em nosso cardápio a canjica, alimento a base de milho que fazia parte da alimentação dos índios e a feijoada, uma criação culinária dos africanos escravizados que tomou o gosto popular e é a cara do Brasil. Peças de teatro, poemas, exposição de trabalhos, apresentação do jogo/dança de Capoeira e a visita dos índios em nosso Colégio, compuseram o restante da semana.

Assim promoveu-se a diversidade racial, a valorização da história de luta por liberdade e por respeito da população negra e indígena e também refletiu-se  sobre a importância destes povos na constituição da sociedade brasileira em sua grande pluralidade.

A Associação Cultural do município avaliou  positivamente a participação no evento e pretende buscar novas parcerias para a valorização da Cultura.