Uma vitória do Kashima Antlers sobre o Real Madrid seria uma das maiores surpresas da história do futebol. Mas não ficou assim tão longe de acontecer. Os japoneses chegaram a estar na frente o placar na final do Mundial de Clubes em Yokohama, neste domingo, forçaram a prorrogação diante de um time muito mais poderoso, mas não resistiram e acabaram sendo derrotados por 4 a 2.

No início do confronto, tudo parecia se encaminhar para mais um jogo de vitória larga dos espanhois. Logo nos minutos iniciais, o time já vencia o duelo. No entanto, um relaxamento permitiu que o Kashima crescesse na partida, e com isso veio o choque: um gol de empate no final do primeiro tempo e o da virada no começo do segundo.

Um pênalti salvou a equipe do técnico Zidane do que seria um homérico vexame, a prorrogação precisou ser jogada, até que os espanhois finalmente atuaram como de costume e anotaram mais dois gols, que selaram seu desfecho do jogo.

Cristiano Ronaldo marcou três vezes, duas delas já no tempo extra, e Benzema anotou o outro tento merengue na partida. Shibasaki foi o autor dos dois impressionantes gols do time anfitrião.

O Real Madrid, com o triunfo, vence o Mundial de Clubes pela segunda vez no novo modelo da Fifa, que existe desde 2005. A outra conquista havia sido em 2014, diante do San Lorenzo. Contando os duelos do modelo anterior, da extinta Copa Intercontinental, este foi o quinto título merengue.