Os proprietários de veículos do Paraná começam a receber, nesta semana, os boletos para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O vencimento é a partir do dia 23 de janeiro e a data varia de acordo com o final da placa. Quem pagar à vista tem desconto de 3%. O parcelamento pode ser feito em três vezes, sem acréscimos, nos meses de janeiro, fevereiro e março, também observando os vencimentos de acordo com o final da placa.
Outro meio para pagamento é pelo número do Renavan nos bancos credenciados, como Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi. Outra opção é a GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná) que estará disponível na internet.
O cálculo do imposto é feito com base no valor de venda do veículo, descrito na tabela Fipe. Para calcular, é preciso aplicar a alíquota sobre o valor de venda. A maioria dos veículos tem alíquota de 3,5%. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%.
Pesquisa de valor médio de mercado feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta desvalorização média de 4,7% no preço desses bens no Estado, o que significa que contribuintes paranaenses que permanecem com o mesmo veículo devem desembolsar menos recursos para quitar o IPVA no próximo exercício.
As porcentagens de redução variam de acordo com marca, modelo e ano de fabricação. Entre os mais adquiridos pelos paranaenses, o Honda Civic LXR fabricado em 2014 terá imposto 6,39% menor. O cidadão que possuir um Ford Fiesta ano 2013 vai pagar 3,63% menos, enquanto o proprietário de um Fiat Uno Vivace 1.0 ano 2014 terá redução de 2,98% e, o de um Chevrolet Onix 1.4 MT LT ano 2013, de 2,67%.
Os contribuintes começarão a receber seus boletos a partir do dia 28 de dezembro com dados dos veículos, valores do imposto, forma de pagamento e as guias para recolhimento à vista (com desconto) ou da primeira e da segunda parcelas, que poderão ser pagas em qualquer banco. Os contribuintes que fizerem opção pelo parcelamento vão receber nova correspondência com a guia para recolhimento da terceira parcela, que também poderá ser quitada em qualquer instituição bancária.
O pagamento poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi). Outra opção é a GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que estará disponível no endereço www.fazenda.pr.gov.br.
Placas – Pagamento
1 e 2 – 23 de janeiro
3 e 4 – 24 de janeiro
5 e 6 – 25 de janeiro
7 e 8 – 26 de janeiro
9 e 0 – 27 de janeiro