Uma boa notícia para a área de saúde de Chopinzinho foi anunciada nesta semana. O ministério da saúde publicou portaria credenciando sete leitos para atendimento psiquiátrico no Hospital Policlínica Chopinzinho.

Ao todo, segundo o secretário de saúde do município, Ivoliciano Leonarschik, serão repassados 471.249,24 por ano para a manutenção dos serviços no hospital. Ele lembrou ainda que a Policlínica Chopinzinho passa a ser o único hospital em todo o sudoeste, que possui leitos credenciados para atendimento de psiquiatria, o qual, além de Chopinzinho, poderá receber pacientes dos outros 14 municípios da microrregião de pato branco.  

De acordo com o diretor do hospital, Dr. João Carlos Guarienti, a conquista é resultado de uma união de esforços do município através do prefeito Rogério Masetto e do secretário de saúde Ivoliciano Leonarschick, da 7ª regional de saúde de Pato Branco, da secretaria de saúde do estado e em Brasília com o empenho dos deputados Osmar Serráglio e da Leandre Dalponte que intercederam junto ao ministério da saúde através do ministro Ricardo Barros que é paranaense. O atendimento na área de psiquiatria, segundo Guarienti, será para pacientes com transtornos mentais, alteração de comportamento, depressão e dependência de álcool e outras drogas.

O prefeito municipal Rogério Masetto, lembrou que se trata de mais uma grande conquista para a saúde de Chopinzinho que vinha sendo esperado há muito tempo desde que foi elaborado o projeto e vencidas todas as etapas burocráticas, faltando apenas à assinatura do ministro autorizando o credenciamento. “É uma notícia importante para todo o sudoeste, mas especialmente para Chopinzinho que vai ser referência para a região no tratamento psiquiátrico. Hoje as pessoas que necessitam desse tipo de atendimento precisam se deslocar para Marechal Candido Rondon, Ponta Grossa e outras cidades em outras regiões. Agora com esse credenciamento, o atendimento passa a ser oferecido aqui mesmo e por profissionais especializados”, disse o prefeito