No intuito de levar orientações e saber sobre o andamento dos trabalhos no início de 2017, a Secretaria de Assistência Social de Chopinzinho realizou uma reunião com os alunos do programa Jovem Aprendiz na manhã desta quarta-feira, dia 25 de Janeiro, junto ao CEOCA. Os jovens puderam trocar informações entre si, bem como levar ao conhecimento dos profissionais da Secretaria o dia-a-dia nos departamentos da Administração Municipal, onde desenvolvem o seu trabalho por meio do programa. A assistente Social Juliana Bernardo enfatizou o Jovem Aprendiz. “Conversamos sobre atendimento, postura, iniciativas deles no mercado de trabalho. Cabe a nós indicar o caminho correto à seguir. Abordamos situações para garantir a qualidade do atendimento no setor público de Chopinzinho”, disse.

             Os alunos Cauã, 15 anos, e Raquel, 17, também comentaram sobre o desenvolvimento do programa em Chopinzinho e os benefícios que traz para suas vidas. “Aprendi a fazer várias coisas, documentação, nesse período de cinco meses que estou trabalhando no CEOCA. Tento dar o melhor de mim, ter o máximo de aprendizagem possível para ter mais facilidade no mercado futuramente”, mencionou Cauã. Para Raquel, “o emprego é ótimo, trabalho na sorveteria, mas essa foi uma grande oportunidade. Estou conseguindo aprender mais, em diversos outros setores também. Tenho certeza de que o curso irá me auxiliar muito no futuro profissionalmente na carreira que pretendo seguir”.

               Em Chopinzinho, 23 alunos estão inscritos no programa, que iniciou em agosto de 2016 e tem duração de 24 meses.

          O Jovem Aprendiz 2017 é um programa que vem beneficiando milhares e milhares de jovens todos os anos e ainda restam muitas novas vagas de jovem aprendiz à serem ocupadas. Para fazer parte do Programa, o jovem necessita ter idade entre 14 e 24 anos. De acordo com informações do Governo Federal, ser um Jovem Aprendiz 2017 é aprimorar-se constantemente. São jovens e adolescentes que almejam desenvolvimento e crescimento profissional, dentro de uma área de atuação especifica, valorizam a educação e, principalmente, desejam realizar sonhos. É a descoberta de oportunidades e a possibilidade de inserção no mundo do trabalho. De acordo com a Lei 10.097/00 o programa Jovem Aprendiz desenvolve habilidades que atendem as demandas do universo corporativo.