Diversas entidades representativas de Chopinzinho elaboraram um documento o qual foi encaminhado ao prefeito municipal Álvaro Scolaro e ao legislativo municipal, pedindo informações e explicações referentes ao projeto de 007/2017 que revoga a lei 3.526/2016 que havia reduzido o salário dos vereadores em 50%. O documento sugere que o projeto seja vetado pelo executivo. O documento é assinado pela ACEC, Rotary Clube Chopinzinho, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Loja Maçônica Luz da Verdade, CLAF, Sociedade Rural de Chopinzinho e Sismuch.

Nesta terça feira, Wisland Schneider conversou com alguns dos representantes destas entidades que assinaram o documento. Felipe Pivatto, presidente da ACEC destacou a iniciativa. “Como representante de uma instituição como é o caso da Associação Comercial, somos contrários a essa medida, pois os vereadores tinham conhecimento dos valores que seriam os salários a partir de primeiro de janeiro. Da forma como agiram, acredito que estão legislando em causa própria e não pela vontade da população. Esse documento só vem a reconhecer ainda mais essa situação, onde a maioria das entidades de classe estão se posicionando contrários à esse projeto de lei. Se há inconstitucionalidade ou não na lei aprovada no ano passado, que seja decidido pela justiça. O que não pode é os vereadores querer se beneficiar dessa situação”, disse Felipe.

O Rotary Clube Chopinzinho é outra entidade que faz parte do documento elaborado e encaminhado para as autoridades. Celmar Poletto Ferri, presidente da entidade, falou sobre o documento. “Sempre que o Rotary se posiciona com relação a algum assunto, ele analisa quatro questões que nós chamamos de prova quadrupla. A primeira: Aquilo que está sendo analisado é a verdade. Ao nosso ver não, pois para o eleitor o salário tem que ser é os 3.500,00 aprovados no ano passado. Segundo: É justo. Também achamos que não, porque a sociedade está em crise financeira. Terceiro: Criará boa vontade e melhorias. Também achamos que não, tendo em vista que a sociedade irá gastar 30 mil reais a mais por mês por causa desse aumento. Quarto: Será benéfico aos interesses de todos. Também não, pois os únicos beneficiados serão os vereadores. Quem se elege vereador, tem que ter sua fonte de renda própria, afinal de contas, ninguém deixa sua profissão para ser vereador. Portanto, não existe a profissão “Vereador”. A sociedade paga um subsídio para que esses se reúnam para discutir os assuntos de interesse do município. Não queremos aqui discutir a legalidade do projeto, pois para isso existem os órgãos competentes como procuradoria e Ministério Público. O que nós questionamos é a moralidade do ato, o que gera um sentimento de indignação na população”, destacou Celmar Ferri.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chopinzinho, também assinou o documento encaminhado para as autoridades. A presidente Luciana Alonso Kaiser falou sobre o posicionamento do sindicato. “No ponto de vista do sindicato, é uma situação revoltante, porque logo nos primeiros dias do mandato dos atuais vereadores, um dos primeiros assuntos tratados não diz respeito à população, mas sim, aos próprios salários. O valor de 3.500,00 que ficou estabelecido no ano passado, é um valor considerável, e falo isso por mim, que como dirigente sindical meu salário não chega a esse valor. Sabemos que os vereadores tem uma função importante, pois representam a população, mas os valores de quase sete mil reais por mês é muito alto, tendo em vista que não é uma função exclusiva e os vereadores podem ter outra ocupação. O país passa por um momento de crise, e consequentemente isso afeta também os municípios. Esperamos que uma decisão sobre o assunto seja tomada em conjunto com a comunidade, e não somente por um grupo restrito de pessoas”. finalizou Luciana.

Informações extraoficiais dão conta de que a câmara de vereadores e o executivo municipal sentaram para conversar sobre o assunto e em decisão conjunta optaram pelo veto ao projeto e consequentemente sejam mantidos os valores definidos pela lei 5.326/2016 de 3.500,00. Porém, a decisão ainda não foi oficializada.