Em concorrida solenidade realizada nesta última segunda, 6, às 17:00 horas, no auditório do TRE-PR, os Desembargadores Adalberto Jorge Xisto Pereira e Luiz Taro Oyama tomaram posse como Presidente e Corregedor/Vice-Presidente, respectivamente, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. A cerimônia contou com a presença do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Palmas Dr. Eduardo Tobera Filho, da Seccional do Paraná Dr. José Augusto de Noronha, do Ministro José Antonio Dias Toffoli (Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal); do Des. Renato Braga Bettega (Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná); do Des. Luiz Fernando Tomasi Keppen (Ex-Presidente do TRE do Paraná); Des. Mário Devienne Ferraz (Presidente do Colégio de Presidentes de TRE’s); do engenheiro Carlos Alberto Richa (Governador do Paraná); do General de Divisão José Luiz Dias Freitas (Comandante da 5ª Divisão de Exército); do Deputado Estadual Ademar Traiano (Presidente da Assembléia Legislativa do Paraná); do Des. Arnor Lima Neto (Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região); do Sr. Toshio Ikeda (Cônsul-Geral do Japão em Curitiba); do Dr. Ivonei Sfoggia (Procurador-Geral de Justiça do Paraná); do Conselheiro Durval Amaral (Presidente do Tribunal de Contas do Paraná) e do Sr. Rafael Waldomiro Greca de Macedo (Prefeito de Curitiba), que fizeram parte da mesa de honra junto com o Procurador Regional Eleitoral do Paraná, Dr. Alessandro José Fernandes de Oliveira e os membros da Corte Eleitoral: Dr. Ivo Faccenda, Dr. Lourival Pedro Chemim, Dr. Nicolau Konkel Junior, Dr. Josafá Antonio Lemes e Dr. Roberto Tavarnaro. A sessão foi secretariada pela Diretora-Geral, Mônica Miranda Gama Monteiro.

                 O novo Presidente assumiu em seu discurso o compromisso de dar continuidade ao padrão de excelência estabelecido pelo TRE do Paraná e entre suas metas constam a realização de eleições suplementares que municípios que tiveram o registro de prefeitos cassados na disputa do ano passado, bem como expandir a biometria para outros 160 municípios, atingindo assim um percentual de 82% do eleitorado estadual e por fim conduzir os trabalhos de planejamento para as eleições gerais de 2018.

A OAB se manifestou no ato solene se colocando à disposição da nova cúpula do TRE/PR, mas principalmente, aproveitando a presença do Ministro do STF, cobrou de forma firme maior agilidade dos julgamentos dos Tribunais Superiores, eis que, a sociedade muitas vezes não pode esperar anos por julgamentos que devem decidir a vida de todos.

 

Des. Adalberto Jorge Xisto Pereira

            Natural de Curitiba (PR). Filho de Gilberto de Assis Pereira e Tereza Xisto Pereira. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, turma 1988. Iniciou sua carreira em 1989, após aprovação em concurso público, como Promotor de Justiça. Ingressou na magistratura em 15 de junho de 1990, após concurso público, sendo nomeado juiz substituto da Seção Judiciária de União da Vitória. Em 12 de abril de 1991 foi nomeado para a cargo de juiz de direito da comarca de Realeza, judicando, a seguir, nas comarcas de Siqueira Campos, Toledo, Ponta Grossa e Curitiba.

Além de professor de Direito Processual Civil, foi diretor da Escola da Magistratura, Núcleo de Curitiba (gestão 2002/2003). Lecionou, também, a mesma disciplina nas Faculdades de Direito da UNIPAR (campus Toledo) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (campus Curitiba). Exerceu, ainda, o cargo de Conselheiro da Escola de Servidores da Justiça Estadual (2007/2009). Foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (gestões 1997/1998 e 1999/2000) e da Presidência do TJPR (gestão 2003/2004).

Foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em 22 de setembro de 2008, pelo critério de merecimento. Foi membro da Comissão de Regimento Interno do TJPR (gestões 2009/2010, 2011/2012) e membro eleito do Conselho da Magistratura (gestão 2011/2012). No Tribunal Regional Eleitoral do Paraná exerceu no ano de 2016, por eleição do pleno do Tribunal de Justiça, os cargos de Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral.

 

Des. Luiz Taro Oyama 

Filho de Masanobu Oyama e Taeko Ishida Oyama, nasceu em Guaíra (PR). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, turma de 1982. Ingressou na magistratura após concurso para juiz substituto, sendo nomeado em dezembro de 1986 para a comarca de Laranjeiras do Sul. Exerceu a mesma função em Castro. Nomeado juiz de direito em dezembro de 1988, judicou nas comarcas de Capitão Leônidas Marques, Goioerê, Cascavel e Curitiba. Foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em novembro de 2008. Foi Coordenador do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça no biênio 2013/2014 e é Professor licenciado da Escola da Magistratura do Paraná, onde leciona Prática Processual Penal.

 

 

Fonte: Adv. Eduardo E. Tobera Filho