Um vídeo que circula pelas redes sociais está revoltando os moradores da região Sudoeste do Paraná. O caso supostamente aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Educadora Maria Bonin Fachinelo, situada no Bairro Cooperativa, em Salto do Lontra. No vídeo, uma mulher aparece espancando um bebê de 7 meses. É possível ver a mulher com o celular na mão e a criança chorando. Em seguida, conforme aumenta o choro da criança, a mulher joga o menino pelos braços no canto e dá palmadas fortes, além de gritar: "Eu não te suporto". O vídeo publicado no Facebook da mãe já tinha mais de 90 mil visualizações até a manhã deste sábado e centenas de mensagens de apoio e revolta da população.

Na postagem, a mãe indignada diz: "Como dói, saber o que fizeram com vc meu filho, te maltraram, aonde eu deixei pra cuidarem de vc, e te batem, te maltraram, te socaram, isso nem deveria estar, na educação de crianças, estou indignada, e, ia gostar de fizessem isso com seus filhos, seu lixoooooooooooooo, não o que vc fez com meu filho, maltrata uma criança inocente que não sabe nem se defender, Não tenho como explicar o que estou sentindo, e do fiquei sabendo hj disso, que já aconteceu faz dias, que irresponsabilidade, te garanto pq não é só dar a conta pra ela é e pronto, essas marcas é o trauma que ficou em Vc isso não vai passar nem tem como voltar no tempo, mas vou fazer justiça por vc meu filho!!"

A Secretaria Municipal de Educação divulgou uma nota oficial sobre o caso:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Município de Salto do Lontra, através da Secretaria Municipal de Educação, vem a público prestar esclarecimentos sobre a denúncia de violência contra criança ocorrida no Centro Municipal de Educação Infantil Educadora Maria Bonin Fachinelo, situada no Bairro Cooperativa.

Na segunda-feira, 20, a Secretária Municipal de Educação, Geovana Techio Lopes Belica, tomou conhecimento de vídeo que expunha situação de maus-tratos praticados por uma estagiária, contra uma criança frequentadora do referido Centro Municipal de Educação Infantil.

De imediato, a Secretaria Municipal de Educação convocou a estagiária retratada nas filmagens e a Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil, para esclarecimentos.

O Município de Salto do Lontra, no propósito de resguardar o melhor interesse das crianças lontrenses, tomou a resolução de afastar a estagiária de suas atividades, impedindo imediatamente sua entrada na instituição de ensino, e solicitou a Fundação Cândido Garcia, responsável pela contratação da estagiária, a demissão da mesma.

Nesta sexta-feira, 24, a mãe da criança compareceu na Secretaria Municipal de Educação e, na presença dos Conselheiros Tutelares Adrieli Galvani e Danilo Silveira, foram cientificados de todo o ocorrido.

Em preservação ao nome, à imagem, e à intimidade da criança, para não a expor a vexame ou constrangimento, o Município de Salto do Lontra manteve o caso em sigilo, vindo a pronunciar-se somente após a ampla repercussão dos fatos.

As atas de ambas as reuniões realizadas no âmbito da Administração Pública serão encaminhadas à Promotoria de Justiça de Salto do Lontra, para a tomada das medidas cabíveis.

Por fim, a Administração Municipal de Salto do Lontra e a Secretaria Municipal de Educação manifestam profundo repúdio a castigo físico, agressão, maus-tratos ou toda e qualquer outra forma de violência contra crianças, e renova sua disposição de prestar irrestrito apoio à criança e seus familiares, por equipe multidisciplinar das áreas de medicina, psicologia e assistência social.

Geovana Techio Lopes Belica,

Secretária Municipal de Educação

Salto do Lontra-PR, 25 de março de 2017

(Fonte: Jornal de Beltrão)