Você, que mora em Chopinzinho, viu uma movimentação diferente no último sábado (01)? Foi o Mutirão de Limpeza contra a Dengue, que mobilizou toda a cidade, para retirada de lixo e descartes, eliminando criadouros do mosquito da dengue. Foram mais de 180 voluntários e 20 entidades, instituições e empresas parceiras, trabalhando ao longo do dia. No total, a Campanha recolheu cerca de 300 toneladas de lixo. O mutirão foi mais uma ação da Campanha “Chopinzinho Limpa e sem Dengue”, promovida pela Administração Municipal.

“Fizemos uma força tarefa, envolvendo todas as Secretarias da Administração, entidades, empresas e voluntários, que apoiaram e abraçaram esta causa, que é deixar Chopinzinho Limpa e sem Dengue”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro. Os descartes recolhidos foram alocados em espaço preparado pelo Município com este fim, longe das casas e pessoas.

Foram distribuídos 900 bags, para acondicionamento do lixo. Os bags foram espalhados pelas ruas e bairros, e cada morador fez a limpeza de seu terreno, colocando o material nestes locais. O Vice-prefeito Vanderlei Verdi, a frente do Departamento de Urbanismo, conta que foram utilizados 25 caminhões e 13 retroescavadeiras para recolher os bags e demais descartes. “Nosso trabalho foi de organização, de motivação e de ação. Mesmo antes, vínhamos fazendo trabalho em diversas localidades, para conseguir atingir o objetivo da Campanha”, afirma Verdi.

A ideia do mutirão surgiu devido ao alto índice de infestação no Município e pela percepção dos profissionais de saúde em verem que a população tinha muito lixo que não era possível descartar na coleta de lixo regular, como restos de construção e móveis velhos. “O resultado do mutirão foi mais do que positivo, foi espetacular. A população comprou a ideia. O engajamento de todos fez da ação um sucesso, com grande mobilização”, ressalta o Secretário de Saúde, Fabiano Popia. A partir de agora, os locais em que forem encontrados larvas e lixo serão notificados e autuados, de acordo com a Lei Municipal. “Temos que agir com seriedade, porque dengue é uma doença séria e mata”, finaliza Popia.

A Administração Municipal agradece a todos que participaram e ajudaram no Mutirão. Nosso muito obrigada às entidades, instituições, empresas e voluntários parceiros. Também, muito obrigada à população que colaborou e fez do Mutirão um sucesso, cumprindo seu objetivo rumo a uma Chopinzinho Limpa e Sem Dengue.

 

Parceiros da ação:

Somavila

Deconsul

Siqueira Planagem

Cercho

Supermercado Cenci

Supermerado Mercosul

Supermercado Supersul

No ponto Supermercados

Mercado Giese

Sanepar

Salveti

Sojamil

Eletrocenter

Millenium

Luzza

Casagrande Materiais de Construção

Verdes Campos

De Carli

Miro Gás

Battistuz Alimentos Franciscano

ACEC

AMR

Igreja Presbiteriana

Igreja Católica

Igreja Assembléia de Deus

Igreja Batista

Laço Comprido

Sindicato Patronal

Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Farrancho Missioneiro

Interacts Club

Rotary Club Chopinzinho e Iguaçu

Casa Familiar Rural

Associação Clube do Vovô

Funerária Cristo Ressuscitado

Câmara de Vereadores

Rádio Chopinzinho

Rádio Difusora América

Jairo Colussi