Para garantir um espaço às famílias de baixa renda que precisam enterrar seus entes queridos, a Prefeitura de Chopinzinho, através da Central de Óbitos, vem investindo nas gavetas do Cemitério e Ossário. Com as reformas de reboco, pintura, nova identificação e ossário, serão abertas novas vagas para sepultamentos, bem como será garantida espaço digno para quem precisa dos serviços.

 Desde 2009, Chopinzinho conta com a Central de Óbitos, que regulariza os serviços funerários prestados na cidade. Hoje o Cemitério Municipal de Chopinzinho soma 50 gavetas de adultos, e com a nova reforma, mais 15 infantis. “Com as novas gavetas e reformas, a demanda será atendida e, principalmente, conseguiremos ofertar um espaço com mais estrutura para quem precisa”, explica o responsável pela Central de Óbitos, Carlos Ansiliero.

 Para as reformas, a Prefeitura faz parceria com as funerárias, sendo os materiais fornecidos pela Administração e mão-de-obra, pelas empresas. A Lei Nº 2542/2009 estabelece que dentro do Cemitério, os serviços só podem ser feitos pelas funerárias. A previsão é de que as obras estejam prontas até o final de abril.

 A Central de Óbitos controla o rodízio entre as funerárias e verificação de quem se enquadra no serviço gratuito, determinado pela Lei. O serviço mínimo prevê pessoas assistidas por Programa Social, ofertando velório básico, urna, velas, cruz, translado no Município, coroa e sepultamento na gaveta.

 (Fonte: Assessoria)