Nesta semana o Tenente-Coronel Robertinho da Luz Dolenga assumiu o comando do Terceiro Batalhão da Polícia Militar de Pato Branco. No entanto, a troca oficial do comando irá acontecer no próximo dia 25 de abril, com a presença do ex-comandante o Tenente-Coronel Everon César Puchetti Ferreira, que retornou para Curitiba.

No sub-comando do Batalhão permanecerá o Major Getúlio Ferreira de Lima. O Tenente-Coronel Dolenga, afirmou que com a equipe atual, que tem experiência, pretensões e objetivos determinados, pretendem fazer um bom trabalho em toda a microrregião de Pato Branco com relação à segurança pública.

Ele afirmou que o Terceiro Batalhão conta com 327 policiais distribuídos nos 16 municípios da área de abrangência e a meta é a diminuição do índice de criminalidade e violência. “Nós sempre trabalhamos com base nas estatísticas para prestar o melhor serviço à população. Com base nisso, é que faremos o nosso trabalho, direcionando ações e operações policiais sempre com o objetivo de reduzir o índice de criminalidade e violência nos municípios da microrregião de Pato Branco”, destacou.

Dolenga acrescentou que o alvo do trabalho policial é a comunidade, dando tranquilidade e paz social. Ele afirmou que o trabalho tem por objetivo diminuir os índices de furtos, entre outros crimes. “O que mais nos preocupa são os crimes que ocorrem com violência contra a sociedade, como roubo, homicídio e lesão corporal. Vamos trabalhar fortemente nisso, buscando verificar os locais e horários que existe potencial risco de ocorrências desse tipo de ilicitude e trabalhar forte nisso”, afirmou.

De acordo com Dolenga, é muito importante o trabalho com a sociedade com o objetivo de tirar as pessoas do mundo das drogas, que é uma janela para outros crimes. Ele disse que vão trabalhar com a sociedade para que também ajude a resolver os problemas de segurança pública desde a comunicação de delitos, falta de iluminação ou matagal próximo das residências para solucionar esse tipo de problema.

Com relação ao efetivo, Dolenga disse que o serviço policial é dinâmico, sendo necessária a intensificação das ações, mas também é preciso pensar na aplicação e carga de trabalho dos policiais. Ele afirmou que o efetivo não é o ideal e não tem previsão de um novo curso de formação de soldados no Terceiro Batalhão, mas os policiais conseguem dar uma resposta satisfatória à comunidade, com a intensificação das ações.

(Fonte: Diário do Sudoeste)