Desde o dia 02 de maio, o Departamento de Cultura está sob o comando da Professora Gracielli Demartini. Com graduação em artes – habilitação em música e especializações na área, Gracielli soma 10 anos de experiência profissional. A partir de agora, os trabalhos no Departamento vão ser intensificados, com programação para todo o ano.

            “Sempre estive envolvida com projetos culturais, de longa data. Eu vejo, estar a frente do departamento, como um desafio. A proposta é envolver os chopinzinhenses com a cultura, seja como espectador e também como protagonista, produzindo”, conta Gracielli. Um dos objetivos para a gestão é proporcionar cursos, onde as crianças e jovens possam aprender atividades artísticas, para que também sejam prestigiados pelo público.

            “A Gracielli aceitou nosso convite, e agora está atuando junto à Casa da Cultura, fazendo toda a programação para que o município tenha eventos culturais. Com certeza neste e nos próximos anos teremos grandes realizações na área cultural”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro. Um dos pontos a serem fortalecidos pelo Departamento é a utilização de espaços que já existem, como a Biblioteca Pública Municipal, o Museu e o Anfiteatro.

            Em 2017, já aconteceu a primeira sessão do Cine-aventura, uma iniciativa mensal que proporciona cinema gratuito a toda a população, e também espetáculo de dança. Para setembro, está programado mais uma edição do Festival Canta Terra. Como a Secretária de Educação, Esporte e Cultura coloca, a intenção é continuar com os eventos e manter o fluxo, envolvendo o público.