Desde 2000, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Para marcar a data, a Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Polícia Militar, além das escolas e professores envolvidos, realizaram evento de mobilização e conscientização. Crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, de todas as escolas municipais e estaduais do Município participaram, na parte da manhã e a tarde.

“A Secretaria de Assistência Social vem a alguns anos trabalhando a data, como forma de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Daí a importância do trabalho em rede. Precisamos nos esforçar para que não fique no anonimato”, explica o Secretário da pasta, Luiz Sérgio Ferreira. O evento contou com a presença de autoridades, apresentações culturais e distribuição de panfletos sobre o tema.

“É um momento de conscientização, para que passemos às crianças seus direitos e formas com que podem agir caso haja alguma violação de direitos. Nosso trabalho é prevenir que estes casos aconteçam no nosso município. Este problema existe e precisa ser evitado, e estamos aqui para dar o suporte e apoio necessário aos nossos jovens e crianças”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro.

            O Juiz da Vara Criminal, João Ângelo Bueno, conta que os dados revelam que de cada 100 abusos cometidos, apenas 07 são notificados pelo poder público competente. “Este momento é importante não só pelas crianças e adolescentes, mas também para a sociedade, como uma forma de chamar atenção para os alarmantes números que se apresentam no Brasil e no Mundo”, ressalta.