Na última quarta feira, dia 17, foi lançado em Chopinzinho o projeto “Parlamento Jovem”. A iniciativa é do Tribunal Regional Eleitoral em parceria com o Poder Judiciário, Poder Legislativo municipal, Ministério Público e Secretaria Municipal de Educação.

O projeto, segundo a juíza eleitoral da Comarca de Chopinzinho, Dra Maria Teresa Thomaz, tem por finalidade integrar os alunos às vivências da justiça eleitoral, bem como da câmara de vereadores, o qual consiste na simulação da realidade de uma eleição municipal. “Esse projeto proporciona o desenvolvimento de habilidades nos alunos para que eles possam ter consciência do processo democrático e respeito às opiniões divergentes, além de preparar o aluno que será o eleitor do futuro para que ele possa votar de forma consciente ou ser um político que saiba honrar o voto recebido”, disse Dra Maria Teresa.

De acordo com a juíza, todas as escolas de ensino fundamental e médio do município foram convidadas a participar do projeto, onde a adesão ou não, fica a critério de cada uma. Ficou definido que os alunos entre 10 e 12 anos incompletos poderão participar apenas como eleitores e mesários e os candidatos terão que ter entre 12 e 17.

O desenvolvimento das etapas do projeto ficará sob a responsabilidade da chefe do cartório eleitoral, Luciana Neis, a qual disse que o primeiro passo do projeto será a filiação dos alunos em diversos partidos políticos que serão criados, depois disso, haverá convenções partidárias como acontece numa eleição real, onde serão escolhidos os candidatos alunos de cada colégio, e posteriormente será realizada a eleição inclusive com a utilização de urnas eletrônicas. Depois disso, segundo ela, os alunos serão diplomados em sessão solene que será realizada na câmara de vereadores, onde a partir deste momento, os nove eleitos passarão a exercer as atividades no legislativo comparecendo às reuniões das comissões e participando das sessões ordinárias. “A proposta é trazer esses jovens para participar de atividades reais junto à câmara de vereadores através de um processo eleitoral que vai ser simulado pela Justiça Eleitoral. Cada um dos nove vereadores do parlamento jovem será apadrinhado por um dos vereadores da câmara e farão um acompanhamento periódico das sessões. É um projeto muito interessante que permite uma vivência real dos alunos sobre como funciona um pleito eleitoral, e posteriormente os eleitos terão oportunidade de acompanhar e vivenciar o trabalho no dia a dia do legislativo municipal”, disse Luciana Neis.

Da câmara de vereadores estiveram presentes Leônides Moser, Nereu Hengen e Allyne Marini. O assessor jurídico do legislativo, Dr. Ricardo Ramires, falou em nome da câmara, destacando a importância do projeto que vai de encontro a uma das metas estabelecidas pelo presidente Leônides Moser, que é aproximar o legislativo da comunidade, para que a população participe de forma mais ativa dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores.

Nesta primeira etapa do projeto, a Justiça Eleitoral da Comarca de Chopinzinho terá uma participação ativa até o mês de julho quando será realizado o pleito eleitoral. Num segundo momento, a participação direta será dos alunos e da câmara de vereadores até o final do ano, quando o projeto terá o encerramento em uma cerimônia festiva com a distribuição de prêmios.