Está publicado no Diário Oficial da União nº 102 desta terça-feira, 30 de maio, a Portaria nº 482 de 29 de maio de 2017, que autoriza o curso superior de Medicina Veterinária da Faculdade Mater Dei. Comemorando a notícia, a Instituição de Ensino Superior já definiu 1º de julho como a data para realização do primeiro vestibular, somado ao já agendado vestibular de inverno dos cursos de Administração e Engenharia de Produção. A portaria autoriza 80 vagas anuais, o que deve ser ofertado no período noturno, a cada semestre. O curso será coordenado pelo médico veterinário Danilo Amadori Martins de Oliveira, que é também responsável técnico pela Sociedade Rural de Pato Branco, atuando na realização de feiras e eventos agropecuários. Em sua trajetória profissional, Danilo ministra cursos e palestras nas áreas Manejo de Bovinos Leiteiros, Reprodução, Inseminação Artificial, Ultrassonografia, Acasalamento Genético, entre outras, para produtores e acadêmicos.

Foi em 27 de outubro de 2016 que a Faculdade Mater Dei anunciou o novo curso junto com o grande empreendimento: o novo campus, na zona norte do município, cujo terreno é localizado a 500 metros do Parque de Exposições de Pato Branco e a primeira obra em realização é o hospital veterinário.

O anúncio foi realizado no Gabinete do Prefeito Augustinho Zucchi, que na ocasião considerou o empreendimento fundamental para a evolução da região, manifestando a sua expectativa em completar o Núcleo de Ciências Agrárias da Mater Dei, que já possui Agronomia e é formado também por Zootecnia e Engenharia Florestal.

Hoje, ao saber da notícia, Zucchi lembrou o que falou no dia do anúncio do curso. "Quero parabenizar o dr. Guido e a dona Ivone por essa conquista que representa muito para Pato Branco e tem alcance a todo o Sudoeste do Paraná. Temos condições excepcionais na pecuária da nossa região e o curso de Medicina Veterinária vai agregar enorme conhecimento e possibilidades ao setor promovendo ter cada vez mais conhecimento técnico com este curso e, com certeza absoluta, será estruturado na Mater Dei como foi o curso de Arquitetura". 

Zucchi afirmou ainda ser obrigação do município apoiar todos os novos cursos. "A prefeitura está à disposição para concretizar esse sonho que não é só da Faculdade Mater Dei, mas de toda a região".

Novo Campus

O novo curso de Medicina Veterinária será o primeiro a ocupar o novo campus, cujo terreno de 105 mil metros quadrados de extensão, possui quase 30 mil metros quadrados de área de preservação permanente, sendo cortada por um riacho, o que foi positivamente aproveitado pela equipe do Escritório Modelo de Arquitetura (EMA), que realizou os estudos do plano de ocupação.

Desde 2016, os estudos e o projeto do Hospital Veterinário para animais de pequeno e grande porte têm sido a primeira intervenção no terreno. Além do hospital, o novo campus terá a biblioteca técnica com uma fachada inteira em vidros para tirar partido da paisagem verde. O novo campus terá quase 200 salas de aula, divididas em seis blocos com 32 salas cada, um total de 15 mil metros quadrados de estacionamento, além da construção de um auditório para 700 pessoas.

Vestibular de Inverno

Na manhã desta terça-feira, logo após o evento do lançamento do Projeto Enem "A um passo do ensino superior, uma proposta de preparação para o Enem" com os diretores das escolas públicas de Pato Branco - projeto de responsabilidade social que une o Colégio e a Faculdade Mater Dei, a diretora-geral Ivone Maria Pretto Guerra reuniu-se aos coordenadores dos demais cursos e chefes de setores e deliberou para a data do primeiro vestibular de Medicina Veterinária: 1º de julho. "A Mater Dei aqui nasceu, aqui cresceu, aqui viveu e pretende retribuir", ponderou.

O curso vai ser ofertado no mesmo processo seletivo de inverno que vinha sendo preparado para os cursos de Administração e Engenharia de Produção. As aulas de Veterinária devem iniciar já no segundo semestre de 2017. 

O coordenador do Núcleo de Engenharias e Arquitetura da Faculdade Mater Dei, Vitor Guerra considerou muito pertinente a autorização do curso ter ocorrido no final de maio, em tempo hábil para ser ofertado para o segundo semestre. Uma vez a portaria sendo publicada torna-se pertinente abrir o processo seletivo, pois o curso está sendo muito aguardado pela comunidade, ocorrendo vários pedidos de ingresso, desde o lançamento. 

"O curso de medicina veterinária era um anseio antigo da Faculdade. Ele complementa e agregará valor ao já existente curso de Agronomia. E, como já previsto, será a pedra fundamental do novo campus. As obras devem iniciar durante o primeiro ano de realização do curso, justamente com a construção do hospital veterinário. O projeto já está pronto, apenas aguardando a demanda dos vestibulares. E, para nós, poder ofertar mais um curso superior de tamanha importância e relevância apenas fortalece o compromisso da Faculdade Mater Dei com o desenvolvimento da região".

(Fonte: PatoB)