Duas das principais rodovias da região Centro-Sul do Estado passam por reformas. Equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) trabalham no recapeamento da PR 459 e da PR 449. As duas rodovias fazem a ligação entre as cidades de Palmas e Mangueirinha. A obra que recupera 72 quilômetros vai beneficiar diretamente cerca de 70 mil moradores da região.

Os trechos passam por fresagem, preenchimento com CBUQ (concreto betumioso) e microrrevestimento. Esta semana, a frente de trabalho atua no distrito de Covó, em Mangueirinha, onde é feita a sinalização vertical e horizontal. 

“Estamos trabalhando para entregar à população da região Centro-Sul essas importantes estradas totalmente reformadas”, diz o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. A previsão do DER é de que a obra esteja pronta até o final de julho. 

A reforma é comemorada por moradores. “É por onde escoa a safra. Para quem vai e volta da fazenda o dia inteiro isso é importantíssimo”, diz o agricultor João Franklin Ramos de Mello Filho, conhecido como Bucha, presidente do Sindicato Rural de Palmas. 

PAVIMENTAÇÃO

Outra importante ação do Governo do Estado prevista para a região é a pavimentação de 28 quilômetros da PR 912, que liga Palmas a Coronel Domingos Soares. A obra faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Estado, que está em fase final de negociação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e prevê investimentos de US$ 435 milhões. Coronel Domingos Soares é um dos poucos municípios do Estado que não têm acesso asfaltado.

 (Fonte: Redesul)