Foi aprovado em primeira votação na sessão de terça feira, dia 13, o projeto de lei 035/2017, de autoria do vereador Daniel Zanesco e coautores os vereadores Leônides Moser, Allyne Marini e Claudemir Malage, o qual institui a “Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos” a ser realizado anualmente na última semana do mês de junho para realizar ações que visem à prevenção com palestras e debates com especialistas e técnicos voltados para o incremento dos cuidados que devem ser tomados na prevenção de acidentes.

Ao falar sobre o projeto, o vereador Daniel Zanesco lembrou que a iniciativa é do deputado Vilmar Reichemback, o qual teve um projeto sobre o assunto aprovado na Assembleia Legislativa. “Esse projeto que já foi aprovado em nível estadual, teve o lançamento na semana passada em Francisco Beltrão. Diante da importância, estamos trazendo para ser implantado em Chopinzinho. A população de idosos no Brasil está crescendo de forma muito rápida, onde uma pesquisa indica que dos 200 milhões de habitantes, 23,5 milhões são idosos. Um estudo aponta que 70% dos acidentes com idosos, acontece dentro da própria casa, por isso que eu acho fundamental trabalharmos com a prevenção de acidentes domésticos. Esse mesmo estudo indica que 30% desses acidentes causa mortes e outros 40% deixam lesões graves. Diante desses dados, eu acredito que se trata de um projeto de grande importância na questão educativa e preventiva”, disse Zanesco.

Atendendo convite do vereador Daniel Zanesco, o médico Dr. Vinícius Guarienti, esteve na câmara de vereadores, o qual palestrou sobre o tema “Prevenção de acidentes domésticos com idosos”. Ele falou da importância de se tomar alguns cuidados, e lembrou que é muito mais difícil para um idoso se recuperar de uma fratura do que uma pessoa jovem. “Depois de certa idade, temos que tomar todas as precauções possíveis para evitar quedas de pessoas idosas, porque devido à fragilidade do organismo, uma recuperação se torna muito mais difícil. Dados indicam, por exemplo, que 50% dos casos de idosos que sofrem fratura do fêmur, acabam falecendo em até um ano após o acidente e metade dos que sobrevivem ficam com alguma sequela e se tornam dependentes de outras pessoas. Por isso medidas preventivas como adequações de ambientes e outros cuidados são fundamentais para se evitar acidentes domésticos. Dentre as causas de acidentes nós temos os chamados fatores extrínsecos que são tapetes em lugares impróprios, falta de corrimão, pisos escorregadios, escadas e calçadas inadequadas, pouca iluminação dentre outros. Temos ainda, os fatores intrínsecos que podem causar acidentes que são do próprio idoso, como exemplo temos a diminuição do equilíbrio, diminuição da acuidade visual, uso de medicamentos, diminuição da audição entre outros fatores. Por isso, quero parabenizar os vereadores pela iniciativa do projeto e tenho certeza que essa medida preventiva vai melhorar a qualidade de vida de muitos idosos”, finalizou o médico.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em primeira votação na câmara de vereadores.