O Procon do Paraná notificou a Sanepar na segunda-feira (3) para que ela justifique os aumentos na conta de água e esgoto dos últimos anos. A empresa tem 10 dias para responder. O pedido de investigação foi protocolado pela bancada de oposição ao governador Beto Richa (PSDB), que considerou os reajustes “ilegais” e abusivos.

De 2011 até agora, a tarifa teve alta de 124%, para uma inflação acumulada no período de 48%. Segundo o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), líder da bancada de oposição, a intenção do governo é elevar o lucro da Sanepar e, como consequência, o repasse feito aos acionistas, entre os quais o próprio Executivo. Também assinaram o pedido de investigação os deputados Requião Filho, Ademir Bier, Anibelli Neto e Nereu Moura, do PMDB; os petistas Professor Lemos e Péricles de Mello; Nelson Luersen, do PDT; Márcio Pacheco, do PPL; e Tercílio Turini, do PPS.

O Procon de Londrina, vinculado à prefeitura municipal, também monitora o caso. O reajuste mais recente entrou em vigor em 1.º de junho. A Sanepar também passou a aplicar uma nova estrutura tarifária, em que diminuiu o volume de água da tarifa mínima em 50%, de 10 m3 para 5 m3. O valor cobrado, porém, caiu apenas 10%.

Na ocasião, a Sanepar reiterou que a mudança promove justiça tarifária, e que os novos valores preveem a manutenção das receitas para a concessionária continuar investindo nos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto”.

Data de vencimento da fatura muda no interior

A Sanepar informou nesta terça-feira (4) que alterou a data de emissão e vencimento da fatura de água e esgoto de dez municípios do Sudoeste. A mudança não tem relação com o reajuste tarifário, mas sim com alterações nos roteiros de leitura de consumo, provocados pelo crescimento das cidades.

Com a alteração, a leitura em algumas unidades poderá ser maior ou menor do que os 30 dias tradicionais. Também pode ocorrer o vencimento de duas faturas em um único mês. A Sanepar esclarece, porém, que cada imóvel receberá apenas 12 faturas no ano. Os municípios atingidos são: Planalto, Capanema, Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste, Pérola do Oeste, Realeza, Ampére, Salto do Lontra, Pinhal de São Bento e Santa Izabel do Oeste.

 (Fonte: Gazeta do Povo)