Uma grande festa na abertura da fase regional dos 30º Jogos Abertos do Paraná (JOJUPs), em Chopinzinho. Foi uma noite de muito brilho e muita festa, com apresentação artística e um jogo de futsal que agradou o público que lotou as dependências do Centro Esportivo Dionisto Debona.

A festa começou com o desfile das delegações dos 23 municípios que estão participando dos JOJUPs. Logo em seguida o hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraná e Chopinzinho.

O prefeito Álvaro Dênis Ceni Scolaro deu boas vidas a todos os visitantes na cidade de Chopinzinho. “Quero agradecer ao Governo do estado pela confiança depositado em nosso município, pois em um prazo de 15 dias sediamos dois grandes eventos. Quero aqui agradecer a todos, muito obrigado por estarem aqui e sejam bem vindos à Chopinzinho. Com certeza estes jogos servirão de motivação e inspiração para nossas crianças e jovens em participarem das diversas modalidades esportivas nas escolinhas do município”, disse o prefeito Álvaro que declarou aberto a fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná.

O chefe do escritório regional da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo e coordenador geral da fase regional dos JOJUPs, Márcio Borges, agradeceu ao prefeito Álvaro pela acolhida. “Tenho certeza que teremos uma fase regional de grande sucesso aqui em Chopinzinho. A administração municipal do prefeito e toda a sua equipe, não mediram esforços e deixar tudo na mais perfeita ordem para a realização dos Jogos. Desejo uma boa sorte a todas as equipes e que tenham sucesso”, disse.

Em mensagem enviada aos participantes, o governador Beto Richa destacou a importância dos JOJUPs. "Para mim e para todos os componentes de nossa administração, os Jogos da Juventude provocam satisfação e alegria. Eles nos dão a certeza, como a todos os paranaenses, não só da prática esportiva sadia entre nossa mocidade, como igualmente da crença de desenvolvimento econômico e social da população. O sucesso mais uma vez será absoluto - os jovens nos levarão a números surpreendentes. E, paralelamente, ao exercício de cidadania, de solidariedade e de superação", disse o governador.

O secretário do esporte e do turismo, Douglas Fabrício, destacou o comprometimento do governo em priorizar o esporte como política de estado: "Chegamos à 30ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná, um verdadeiro marco. Essa competição, por meio de seleções municipais, tem por objetivo o encaminhamento e aprimoramento técnico de nossos jovens talentos ao esporte de rendimento. Os JOJUPs, portanto, se constituem em mais um importante instrumento para a implantação de uma cultura física esportiva no Paraná. E o Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte e do Turismo, tem sido parceiro dos atletas paranaenses. Além de tudo, seguimos valorizando o profissional de educação física, apostando no potencial de nossos servidores e destacando os municípios comprometidos em sediar os Jogos", comentou Fabrício.

O fogo simbólico foi conduzido até a Pira Olímpica pela atleta de voleibol e vôlei de praia, Tatiane de Oliveira.

O juramento foi proferido pela atleta da modalidade de futebol e futsal, Daniele de Quadros.

Após a confraternização dos atletas, uma apresentação de Ginástica Artística, pelo polo de Francisco Beltrão, coordenados pelas professoras Andriely Minosso Casemiro e Chiara Munaro.

Autoridades

Também estiveram presentes, o vice prefeito Vanderlei Verdi, a secretaria de educação Édina Acorsi, os vereadores Osmar Cechi, Daniel Zanesco, José Foppa, Alyne Marini, Rogério Pereira dos Santos, Claudemir Malage, Jacir Samoria e Nereu  Hengen, o comandante da Polícia Militar de Chopinzinho, Lucas Hasbaert Machado, a presidente da Aessupar, Elizabete Dias, a coordenação técnica dos JOJUPs, Joceli Fasolin, o diretor do Departamento de Esportes, Fernando Misturini.

Pedido de casamento

Os Jogos Oficiais do Paraná são marcados por sucesso e conquistas de muitos atletas, mas também pela união de pessoas. Momentos antes da abertura dos JOJUPs, na Comissão Central Organizadora (CCO), em Chopinzinho, o coordenador administrativo, Rudney Brecalio de Freitas, pediu em casamento Lidiane Rosa Ost. O casal esta namorado à dois anos e meio, e nesta tarde, Rudney, o Rudi, como é conhecido por todos, fez o pedido de casamento que foi aceito pela emocionada Lidiane. Toda a equipe da CCO testemunhou este ato lindo e desejou felicidades ao casal.

Após a solenidade de abertura, aconteceu um jogo amistoso entre a seleção de Chopinzinho e o Pato Futsal, que disputa a série ouro do Paranaense e a Liga Nacional de Futsal. Um jogo festivo que serviu de experiência para a nova safra de atletas do futsal de Chopinzinho. Ao final do jogo, a equipe do Pato Futsal venceu pelo placar de 07 a 01.