Rhayane Maria Delatorre, Maria Eduarda Marquetti Duarte, Kauhana Kowalek e Heidy Luiza Damski, elas fazem parte do Talento Olímpico do Paraná (TOP), um investimento do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte, e do Turismo, com patrocínio da Copel.

As quatro atletas de handebol feminino de Saudade do Iguaçu que está participando da fase regional do 30º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), em Chopinzinho, venceram todos os jogos demonstrando grande superioridade em relação às adversárias. Na estreia a vitória foi sobre São João por 19 a 12, e no domingo venceu Renascença por 37 a 5. Na manhã desta segunda feira, 17, aconteceu a decisão do título do Handebol feminino entre as equipes de Saudade do Iguaçu e Clevelândia. A equipe saudadense fez valer o favoritismo e venceu pelo placar de 15 a 06 levando o ouro na modalidade. 

Após a conquista do ouro as quatro atletas que recebem incentivos do governo do estado falaram da importância do mesmo para continuar buscando seus objetivos no esporte. “Todo o incentivo é importante e esta bolsa do Governo do Estado nos da uma motivação maior para continuarmos treinando em busca dos nossos objetivos. Vou continuar treinando e um dia talvez chegue a uma seleção brasileira, é difícil, mas não impossível”, disse Rahyane.

“O apoio que recebemos do Governo do Estado, é um grande incentivo para nós, esperamos retribuir isso com bons resultados”, disse Maria Eduarda.

O técnico das meninas, Doglas Bonfante, esta animado com sua equipe e pelo incentivo que elas estão recebendo através do TOP. “Além delas temos outros três atletas que fazem parte do TOP. Este Projeto é muito importante, pois incentiva aos atletas a praticar o esporte ainda mais. Como estamos em uma cidade pequena, elas chegam a uma idade que precisam trabalhar e muitas vezes pararam com os treinos, e o apoio do TOP elas podem continuar treinando e isso fortalece o esporte. Este Projeto do Governo do estado é muito importante para todas as modalidades”, disse Doglas.