O município de Chopinzinho sediou em junho a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), 15 dias depois volta a sediar outro evento que é a fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná, jogos estes que colaboram com a motivação esportiva e também com o aquecimento econômico da cidade.

Lanchonetes, panificadoras, mercados e lojas em geral comemoram a presença passageira de quase 1300 consumidores, de 23 municípios, que invadiram Chopinzinho durante a semana. Os atletas, técnicos e dirigentes dos Jogos da Juventude, que se hospedaram em todas as escolas da cidade, trouxeram para o município não só vontade de competir e ganhar títulos, mas retornos financeiros para a economia local.

O prefeito Álvaro Dênis Ceni Scolaro falou da importância para o município em sediar os Jogos Oficiais. “Sediar os Jogos Escolares e da Juventude é relevante para o município de Chopinzinho, pois a administração municipal está investindo no esporte e as competições oficiais estimulam os jovens a praticarem as mais diversas modalidades esportivas e também proporciona entretenimento para a população. Contudo o principal benefício para a cidade sede é o legado que deixa para os jovens, e a inspiração para a pratica do esporte”, disse o prefeito.

Sobre o aquecimento econômico durante os dias de jogos o prefeito disse que é um ponto positivo, pois todo o comércio ganha e com isso o município também ganha.

Conforme Marcio Borges, coordenador geral da fase regional dos Jogos da Juventude, com o término das competições em algumas modalidades, ontem o número de atletas já diminuiu, mas até quinta-feira aproximadamente 700 pessoas ainda permanecem no município. Número que garante, por mais alguns dias, a animação e o aquecimento do comércio chopinzinhense.

De acordo com Forlin, proprietário de um restaurante, com a presença dos atletas o movimento do estabelecimento aumentou, no mínimo, 50% nestes dias de jogos. “Os atletas vem para jogar e gastar. Foi muito bom para todos os comércios da cidade”, disse.

 A competição

As equipes que vieram a Chopinzinho para a fase regional dos Jogos da Juventude almejam uma vaga na fase final, que será realizada na cidade de Ivaiporã, em agosto.

Os Jogos da Juventude do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo, com apoio do município de Chopinzinho.